Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 16 de julho de 2017

O Kindle é bom?

Como de costume estamos aí, mais um post quinzenal com algum assunto que eu acho relevante. Como dito no fechamento de novembro do ano passado, faz tempo hein, eu estava planejando fazer um post sobre minhas impressões do Kindle. Tentarei ser o mais imparcial possível, mesmo não ganhando um tostão furado por esse trabalho.

O Kindle que adquiri foi o de 8ª geração, o mais baratinho mesmo, sem luz nem nada. Paguei apenas R$ 250,00 utilizando a ferramenta baixou (detalho melhor como conseguir descontos neste post). Na época eu estava focado em concursos e procurando algo para economizar papel e tinta de impressora. Fazer uma apostila com espiral bonitinha para poder carregar para tudo quanto lugar estava completamente fora de cogitação. O preço da encadernação é extorsivo nas papelarias aqui do RJ.

Sempre tive o costume de ler e ter livros físicos, o cheiro e a textura de um livro novo é sublime, mas a diminuição de custos e a comodidade que um aparelho desses poderia me trazer acabou me convencendo de comprar um desses.

Pesquisando muito, vendo vídeos e mais vídeos de reviews sobre o aparelho no YouTube,  ainda fiquei em dúvida de qual leitor de e-books iria comprar. Já estava quase me decidindo em comprar o Lev da Saraiva, já que ele parecia ter especificações melhores, memória interna maior com a possibilidade de expandir a memória interna com um cartão microSD, resolução de tela maior e a leitura de PDFs sem a necessidade de conversão.

O Lev parecia ser tudo o que eu queria, mas conversando sobre a minha intenção de compra do aparelho, encontrei várias opiniões divergentes das promoções e análises pagas do produto. Muitos usuários insatisfeitos com a lerdeza, baixa qualidade de imagem e a fragilidade do mesmo. Sem falar de problemas no pós-venda com o SAC.

Da visão de um turista que acha tudo lindo, maravilhoso e que tudo é festa, passei a ter a visão de um morador, com todos os problemas rotineiros e principalmente sem floreios que os guias turísticos vendem (neste caso os social media influencers). Então desisti da compra, pois quando invisto meu dinheiro em algo é para solucionar um problema e não para trazer outros.

Então fui a procura do Kindle mais barato possível, já que se fosse para gastar dinheiro com algo fora do que desejava que eu gastasse pouco. No passado eu já tinha colocado na minha cabeça: Só compro um Kindle quando tiver tela colorida, mas eu já estava fissura, precisava comprar, pois estudar no celular é impossível com a quantidade de coisas que podem tirar a atenção. Então procurei por informações de como converter e-books para me certificar de que ler os PDFs dos cursos ou outros livros não oficiais da loja não fossem um impedimento de compra e me surpreendi com tantas análises e comentários positivos. Seria realmente um aparelho tão perfeito quanto os amantes de livros tanto falam?

Vamos a análise

Vou começar um unboxing reproduzindo como foram as minhas primeiras impressões desde que o produto chegou em casa até a atual função dele (descobri uma nova além do que foi projetada).

Diferente de outros produtos, ele chegou embalado em um plástico mais grossinho o que permite guardar a caixa sem se preocupar com a destruição do tempo.
kindle embalado
Bonitinho né?
E como a embalagem é caprichada, ela não simples, tem uma luva em volta da caixa, o que aumenta ainda mais a expectativa para chegar ao conteúdo. Nunca tinha sentido um acabamento dessa forma. A parte azul é a bem próxima de um aveludado e o logotipo e foto são brilhosos. Poucas foram as vezes que me senti tão especial em possuir algo.
kindle luva brilhosa
Brilho *_*
E não é só na frente da luva, há também detalhes brilhosos na parte de cima de caixa e em sua frente!
kindle logo topo da caixa Kindle caixa frente
Como estou amando esse aparelho, antes mesmo de abrir! É uma experiência única! Vamos então abrir a caixa para ver o bichinho dentro?!
Kindle dentro a caixa
obs.: Ele não vem completamente descarregado, como eu disse acima as imagens são só para ilustrar as primeiras impressões ao usar ele pela primeira vez. Por padrão o Kindle vem exibindo uma proteção de tela.
Nossa! Quanto zelo! Ele ainda vem dentro de outra embalagem! E ainda tem mais brilho dentro da caixa! Está sendo perfeita essa experiência!

Tirando o brinquedo da caixa veio a primeira surpresa.
Kindle, cadê o carregador? Kindle, não vem com carregador.
Ué cadê o carregador?!
O que é isso atrás desse papel?  
Ah! É o cabo de dados.
Indo mais a fundo, analisando os itens da caixa vejo que o manual está colado atrás desse papel.
Manual colado do Kindle Kindle manual colado

Virando manual para um lado, manual para o outro, tentando ler o que estava escrito, acabo desmontando o frame da caixa.
Caixa desmontada do Kindle, vem carregador?
Aí que veio mais uma surpresa, não vem com carregador! Entro em negação e relativizo fato, afinal de contas, só de ter o cabo USB já dá para carregar o aparelho e um Kindle é um Kindle né? Se não veio com o carregado é porquê faz parte da experiência. Por que logo eu deveria ser contra algo que  todo mundo ama?

Tiro o aparelho do plástico e como a sensação de tê-lo em mãos é gratificante, sua textura aveludada ou emborrachada, não sei como definir é muito gostosa. Então o coloco para carregar e tcharan!
Meu adorado Kindle começa a dar sinal de vida, carrega sua interface e pede-me para configurar o wi-fi, conta e etc.

Em poucos minutos já estou acessando a loja da Amazon, leio o manual, vejo todas as opções e funcionalidades, baixo alguns livros de demonstração e sinto a felicidade de ter o pressentimento de ter feito a escolha certa.

Como eu sou um heavy user de qualquer coisa, abro o navegador para testar seus limites e ver como fica a visualização do meu antigo blog. Além de demorar para carregar, o blog parecia estar mais pesado que Crysis no PC da Xuxa. Eu relevo, pois ele tinha bastantes GIFs carregando um logo no cabeçalho da página o que fazia a tela ter que dar refresh a cada segundo. Relevei já que o aparelho não foi projetado para isso.

Chegava a hora agora de usar ele para o meu principal motivo de compra. A leitura de e-books dos cursos para concursos.

Aí começa o meu inferno

Converter PDFs para os formatos compatíveis com os leitores de e-books parecia ser uma tarefa fácil. Isso acordo com informações prestadas e desatualizada de alguns blogs. Bastava baixar o Calibre e fazer a conversão.

SÓ QUE NÃO!

Testei configurações e mais configurações. Nada ficava nem próximo do que eu tinha experimentado nas amostras baixadas da Amazon. Tudo simplesmente ficava um lixo! Imagens, tabelas, índices, legendas de figuras, citações, cabeçalhos e rodapés. Tudo fora do lugar! Sem falar na contagem de páginas que foi completamente destruída e reconstruída de uma forma completamente fora de sentido. Parágrafos cortados ao meio. Notas de rodapé estourando no meio do texto e outros problemas intoleráveis.

Ah, mas você que não soube configurar...

Não! Esse é o problema, as pessoas acreditam mais em opiniões de pessoas com os pensamentos parecidos do que na própria documentação feita pelos desenvolvedores do programa.

O Calibre não consegue converter a partir de arquivos PDFs!
Aqui está a prova: Conversão de Ebook - Manual do usuário do Calibre

Depois de ter perdido bastante tempo, quebrando a cabeça para deixar os arquivos finais menos piores, descido ver se não é problema são dos PDFs que eu estava tentando converter. Então fui testar com uns documentos Word que tinham uma formatação mais próximas de um livro, como monografias e TCCs. E adivinha? Ficaram tão péssimos quanto os PDFs.

Desisti do Calibre e fui partir para outras alternativas, já que a versão do aparelho que comprei no manual diz que aceita os formatos: AZW, AZW3, PDF, Mobi, PRC, JPEG, GIF, PNG, BMP, TXT, HTML, DOC e DOCX.

Peguei o cabo, pluguei no PC, pluguei no Kindle e joguei os PDFs e Docxs para o aparelho. Procuro os arquivos e cadê? Somente os PDFs foram reconhecidos e ficaram exatamente como eu não queria. Cada página como uma imagem estática. Nos próximos parágrafos irei descrever porque isso é péssimo.

Descobri então que poderia mandar direto para o Kindle apenas enviando um email, mas não é fácil de achar é uma função escondida e pouco divulgada. Já que só é encontrada no cafundó do site da Amazon e ainda mal explicado.

Vou fazer uma explicação rápida de como fazer isso, se quiser pode pular.
------------------------
Acesse sua conta na Amazon e lá em cima onde está "Olá, fulano(a)" clique em Gerencie seu conteúdo e dispositivos. Se já estiver logado(a) pode clicar aqui que já manda direto para a página.
Aí você clica em na aba configurações. Rola até Configurações de documentos pessoais, configure seu email do dispositivo @kindle.com e adicione o endereço de onde você enviará o email com os arquivos para o seu dispositivo. Já que não é possível enviar de qualquer email. Você tem que colocar na lista de autorizados. Quanta burocracia!

Feito isso, você apoderar enviar os arquivos para seus dispositivos apenas os mandando anexados através de um simples email.

------------------------

Quando eu digo que é mal explicado, porque realmente é já que há um detalhe importantíssimo. A conversão dos arquivos! Deixaram como se fosse um dica de rodapé, quando na verdade é essencial para que o arquivo tenha um bom formato de leitura!

É obrigatório por convert no assunto, se não os arquivos PDFs não serão convertidos, ficando igualmente intactos como se tivessem sido enviados pela porta USB, tirando completamente o sentido de se ter tido todo o trabalho de configurar e mandar o email com os arquivos para ele. Mas essa não é a melhor solução, já que documentos Word o autor do e-book vai como se fosse você mesmo(a).

Se lembra que logo acima eu escrevi que o Kindle não tinha lido nada além dos PDFs quando foi adicionado pela USB? Então, vem aí uma informação omitida. Não é o aparelho que aceita todos esses formatos, mas sim o servidor da Amazon que faz a conversão dos arquivos para o formato azw. Ele faz isso até com as imagens!

Ou seja, nativamente o Kindle só aceita PDF e o formato proprietário da Amazon! E não aceita html!
Kindle não aceita html
Está aí a prova!

Então como converter PDF para o Kinde?

Testei várias e várias soluções, tanto grátis quanto pagas, perdi dias e dias para chegar a algo próximo do aceitável.

Soluções grátis.

Send to Kindle PC
Atualmente é o jeito mais cômodo de enviar arquivos para o seu aparelho. Não precisa listar email, uma vez instalado e feito o login é só apertar o botão direito em cima do arquivo que quer enviar e mandá-lo para o Kindle.

Prós
Pode escolher o nome do autor antes de enviar.
PDF - Reconhece sumários (não perfeitamente), remove cabeçalhos e rodapés e reconhece textos e imagens dentro de caixas  e ainda suas legendas (se houver).
Word - O mesmo que acima. Adicionando o reconhecimento de tabelas.
RTF - Melhor fidedignidade.

Cons.
Tem que modificar o nome do autor para cada envio diferente.
PDF - Imagens no fundo das páginas são reconhecidas como algo separado. Buga completamente diagramas e tabelas.
Word - O mesmo que acima. Diagramas e caixas de texto são transformados e em imagens e muitas vezes há cortes nos textos.
RTF - O sucesso da conversão depende da construção do arquivo de origem.
Diagrama bugado no kindle
Convertido de RTF o diagrama é exibido corretamente.

Obs.: Antigamente não eram detectados cabeçalhos e rodapés nos PDFs, o que me obrigava a converter para o Word primeiro, retirar todos eles antes de mandar para o Kindle, senão convertia como se fosse parte do texto. E ainda tinha um bug irritante que sempre no 1º upload parava em 20% tendo que cancelar e mandar de novo, felizmente esse bug foi corrigido e foi adicionada a função de retirada automaticamente de cabeçalhos e rodapés.
Send to Kindle opção importante.
Tem que marcar essa caixa "Convert PDF documents to Kindle format". Senão será mandado como se estive sendo adicionando pela porta USB
HelpNDoc - Não é um conversor, mas sim um processador de texto especializado em arquivos de ajuda que exporta também para os formatos ePub e Kindle. Até dá para copiar e colar ou importar arquivos Word, mas fica tão desconfigurado que não vale a pena tentar consertar.

OpenOffice - Lixo total, nem abrir um arquivo simples consegue. Só abre razoavelmente ODT mesmo assim cheio de erros. Ao tentar converter para ePub o plug-in simplesmente deu erro no basic e sequer iniciou.

LibreOffice - Travou várias e várias vezes, quando consegui abrir o arquivo tinha os mesmos problemas do OpenOffice. Ao tentar converter para ePub o plug-in abriu, mas na conversão deu erro no basic.

Calibre - Simples demais, consegue importar arquivos do Word, detecta figuras e tabelas, mas gráficos, caixas de texto não. A conversão a partir de um arquivo html filtrado é menos pior, pois como os elementos gráficos já foram convertidos em figuras anteriormente elas não bugam, mas há degradação na qualidade da imagem e a função dar zoom nelas é eliminada no formato mobi.
No formato Azw3 a imagem fica intacta, pode-se dar zoom, mas não pode ser enviado pelo Send to kindle PC, tem que ser adicionado via USB.

Sigil - Consegue importar Word, mas fica tão simples quanto o do Calibre, pois além das deficiências encontradas no item anterior liquefaz as tabelas em um monte de palavras e números aglutinados.

Soluções Online

Nitro PDF -
Foi a pior conversão, perda de tempo não deveria nem está listando esta opção aqui.

Freepdftoword e Pdf2Doc - ficaram bastantes fieis, mas não detectaram cabeçalhos e rodapés.

IlovePDF, Go4convert, e SmallPdf - são muito bons, mas diagramas não ficam tão fieis, detecta cabeçalhos e rodapés. É preciso retirar para que não atrapalhe no arquivo final.
Diagrama convertido de PDF para Docx


Online2pdf - Tem a melhor conversão disparada. Ainda tem alguns erros em diagramas, mas é o único que consegue detectar até os estilos deles. Infelizmente tem a limitação de 100 páginas. E caso tenha que passar o pdf por um reconhecimento de caracteres (OCR) a limitação cai para 10. Defeito: É preciso retirar os cabeçalhos e rodapés.

Infelizmente quando enviado para o Kindle ocorre os mesmos erros apresentados nos outros. Deve ser a conversão da Amazon que é problemática para arquivos do Word.

Google Docs - Péssimo, só reconhece texto e mais nada. Tabelas, imagens, diagramas são ignorados. Não converte PDFs escaneados, dão erro.

Office Online - É da própria Microsoft, basta ter uma conta de email live, enviar os arquivos para o OneDrive e abrir com o Word Online. É a melhor conversão de todas, mas não tem OCR, é preciso que o arquivo esteja perfeito para não ter erro de caracteres (Detalharei logo abaixo).

Soluções Pagas

Abbyy FineReader - Foi um dos piores que testei, reconhece bem estruturas e textos, mas produz erros em diagramas, alguns são reconhecidos e outros não.
Na hora de salvar, o modo cópia editável produz vários erros de formação, cria os cabeçalhos e rodapés. Já no modo cópia exata acaba tendo os mesmos erros de caracteres, mas formatação fica menos errônea, só que os cabeçalhos e rodapés são completamente ignorados, se tornando parte do texto principal.
Para arquivos simples (sem tabelas, diagramas e etc) pode ser boa uma alternativa, mas para arquivos mais completos deve-se ignorar essa alternativa como uma opção.O formato que deixa mais próximo do original, mesmo perdendo bastante informações visuais (formatação) é a de pdf simples, somente de texto e imagens as outras opções deixam imagens de fundo que ficam bugadas no dispositivo.
Mesmo a opção de enviar direto para o Kindle, fica ruim já que o Abby FineReader converte primeiro para docx, antes de abrir o Outlook para enviar como um anexo de email.
Ou seja, a conversão direta não é recomendada, converta primeiro para docx, já que o programa iria fazer de qualquer forma antes de enviar para o kindle, edite o que tem que editar, daí então envie. Quanto trabalho!

Adobe Acrobat Pro - Era de se esperar que por ser a empresa criadora da tecnologia poderia ter a melhor conversão, mas não. Ela fica ainda a desejar comparando-se a conversão feita pela Online2pdf. No Acrobat Pro, mesmo utilizando uma conversão usando OCR, se o arquivo tiver erros eles irão ser salvos nos dos documentos Word.

Solid Documents - Não é tão bom, mas é bem melhor que o Abby FineReader, mas sua versão paga é ainda inferior a grátis, disponível em freepdftoword.org.

MS office 2013 ou mais novo - É a melhor conversão disparada, já que a partir dessa versão já vem com o suporte a leitura de pdf embutida. Tem o mesmo motor de conversão da versão online, ou seja, o arquivo tem que está perfeito para a conversão sair perfeita.

Como eu faço
Antes a conversão realizada pela Amazon não detectava cabeçalhos e rodapés, obrigando a converter primeiro para Word, eliminar os cabeçalhos e rodapés de todas as seções que existentes e salvar no formato RTF para não haver cortes em diagramas e caixas de texto. Pois como demonstrado acima, convertendo diretamente do PDF diagramas simplesmente viram quadrados pretos!

Agora ficou muito mais fácil, se o PDF for simples (não tiver elementos gráficos complexos) e estiver bem formatado é só mandar no Send to Kindle ou email que será convertido automaticamente. Lembrando que tabelas são desfeitas, gráficos, caixas de texto e diagramas ficam completamente bugados.

A melhor opção é o Formato RTF, pois a conversão sai quase perfeita. Respeitando tabelas, gráficos e caixas de texto.

Na dúvida abra o arquivo com o Wordpad, pois o que é exibido é bem próximo do jeito que ficará no aparelho.

Para PDFs bugados como os das apostilas dos cursos de concursos a única solução é passar por um OCR antes. Não tenho como aconselhar outro fora o freepdftoword.org. As três primeiras telas devem deixar automático, na quarta marcar para retirar cabeçalhos e rodapés; e na última always, para detectar o texto.

E se não estiver seguro se o arquivo ficará bom. Copie do Word, Cole no Wordpad, salve e utilize esse arquivo para mandar para o Kindle.

Resumindo.
Geralmente faço assim
Abrir no Word → Salvar em RTF → Mandar para o Kindle
No desespero com arquivo mal formatado
Abrir no Word → Copiar para Wordpad → Salvar rtf → Mandar para o Kindle

E assim caminha a humanidade, nem sempre a sociedade evolui, as vezes tem que dar um bom passo atrás para que ela não colapse.

Erros comuns

Acontecem por erros no próprio arquivo, má conversão do serviço da Amazon, mais as limitações do formatos de e-books.
Pdf com erro
Como pode ver acima, por algum erro no pdf não aparece nos próprios leitores, uma linha inteira foi suprimida quando foi convertida direto para o Kindle. Na conversão feita para docx ainda fica menos pior, pois dá para saber que ali tem um erro e dá para procurar no arquivo original. Convertendo direto do Kindle nem isso dá para saber.

Na conversão direta textos dentro de caixas de texto, são retirados completamente para fora, se ele fizer parte de um detalhe em um parágrafo, simplesmente perderá o sentido e você nem saberá onde começa e termina aquele textinho e o porquê dele está ali. Convertido anteriormente em rtf, a caixa de texto será transformada em imagem, geralmente fica no local certo, até nisso dá erro!

A Solução para esse problema de caracteres estranhos foi dito acima converter pelo freepdftoword.org. em docx mesmo e depois no Word converter para rtf, ainda é preciso verificar se está tudo no lugar, pois o conversor não é muito bom.

Impressões após os primeiros dias de uso.

Tudo no começo é muito legal e muito bom, mas basta a paixão acabar para você começar a ver aquele relacionamento problemático com outros olhos.

Nos primeiros dias eu relevava sua lerdeza na resposta ao toque, na sua falta de velocidade na atualização da tela. E confusão causada pela falta de cores e baixa definição de tela.

Passados os primeiros dias o toque aveludado/emborrachado do aparelho sumiu, revelando a natureza dura e áspera de seu plástico. Este que é tão frágil que com um grão de poeira e capaz de arranhar. As pessoas compram proteção para a tela, mas ela é mais resistente que o corpo, pois apesar do plástico hoje está todo arranhado, mesmo sem proteção a tela está intacta (pelo menos parece).

Como dito anteriormente eu sou um heavy user de qualquer coisa que compro. Por isso testei até os limites do que o aparelho poderia fazer em tudo que foi prometido, anunciado e escritos nos manuais, ou não funcionaram, ou funcionaram muito aquém das expectativas.

Legal esse função né? SQN
Por exemplo, a função acima diz que TODAS as suas coleções (pastas) são sincronizadas automaticamente na nuvem. Sim as coleções são sincronizadas, mas não seu conteúdo. Se você transferiu seus e-books através do usb, eles só vão ficar dentro de seu aparelho, enquanto nos outros locais, como celular ou pc vai está lá uma pasta simplesmente vazia! Se é pra sincronizar na nuvem que faça direito!

No manual informa que há a função de leitura de tela automática, o que seria um adianto para deficientes visuais ou preguiçosos como eu que gostaria de ler acompanhando uma leitura robótica do livro, só que esqueceram de informar que a função voiceview só funciona no dispositivo configurado para inglês americano ou Britânico!

A tela é uma porcaria, deixando rastros e fantasmas igual aos antigos LCDs. Às vezes você dá 2 toques seguidos, pois aparelho não tinha respondido ao primeiro toque e acaba pulando algumas páginas, ou mexendo no tamanho da fonte ou qualquer outra bizarrice que ele não reconheceu prontamente, já que tem a "novíssima" tecnologia de touch screen resistivo.  Além disso sua resolução é baixa, apenas 800x600px.
 
Expectativa e realidade.
Clique na imagem para ver em detalhes.

Nas fotos acima eu tirei perto do meio dia com o sol batendo em cima da tela como pode-se ver na sobra feita na moldura.

Baixa resolução e a gama de "cores" é de apenas 16 tons de cinza. Sim você não leu errado. O aparelho só reproduz 16 tons de cinza! Tudo é cheio de ruído para compensar a falta de cinzas. Para não dizer que é birra olha outra foto em alta resolução.
Basta clicar para ver maior.

E o consumo da bateria, é verdade que dura 6 semanas? Dura, se você não usar! E essa utilização conta como se utilizasse apenas 30 minutos diários, então o tempo total de utilização seria de 22 horas e meia. Só que é mais um dado furado! Com o uso intenso, aproximadamente 4 horas por dia, por causa das atualizações de página, que diferente de um LCD consome a mesma coisa de a tela está parada ou não, gastasse muito mais energia para fazer uma atualização de tela. Então a bateria dura muito menos que o material de venda diz. Pelos cálculos era para a bateria durar pelo menos 6 dias, mas não, no 4º dia já estava pronto para ter que por na tomada, pois a bateria já tinha se esgotado.

Sem falar no quão irritante é cada atualização de tela, principalmente realizando zoom em figuras e tabelas (sim tabela é tratado como imagem pelo Kindle), já que a cada movimento o aparelho carrega uma imagem ruidosa dispersa que quase não tem definição, para carregar de novo uma outra imagem ruidosa com pontos menos dispersos com um contraste maior, para mais uma vez carregar a imagem final, completamente ruidosa e com apenas 16 tons de cinza. Agora imagina ter que ler um livro em PDF não convertido onde cada página se comporta como uma imagem, tendo que diminuir e aumentar o zoom e tendo que esperar pelo menos 2,5 segundos a cada movimentação para conseguir ver algo minimamente definido para leitura.

Mas por que será que até hoje não implementaram uma tela colorida, mesmo que com cores desbotadas? Lerdo o aparelho é mesmo estando na sua 8ª geração, mesmo sendo declarado mais rápido que seus modelos anteriores.

Será que foi superprodução de componentes e que até hoje não conseguiram despachar tudo, achando que sua legião de fãs seria tão fanática religiosa quanto a da Apple e comprariam tudo? Por que de tanta demora na atualização de uma tecnologia já existente?

Exemplos e exemplos de mais telas coloridas tem para dá e vender!

Why E-Books Are Stuck in a Black-and-White World : Um artigo da Wired de 2009 explicando as tecnologias e demonstrando que a Fujitsu já tinha colocado um aparelho no mercado.
Цветная электронная книга компании E-Ink : Um post é de 2010
Liquavista screen demonstrated outdoors : Uma demonstração de aparelhos com telas coloridas de 2010 com promessas de lançamento no 2º semestre de 2011, mas até agora nada.
Fujitsu Next Generation Color e-Paper Module #DigInfo : Um vídeo mostrando um e-reader com tela colorida pronto para o mercado em 2011
Pocketbook to Make 8″ Color E-ink eReader with Frontlit Screen : Outro e-reader com tela colorida 2012.
The once-bright future of color e-paper : Um artigo da Engadget de 2013 mostrando as opções de leitores de e-books com tela colorida e perguntando se esse seria o futuro dos e-readers .

Oito anos já se passaram desde esse primeiro artigo linkado acima. A era dos leitores de livros digitais está estagnada pela falta de concorrência de peso e inovadora, igual aconteceu com os celulares até pouco antes de 2007. Todos eram lentos, telas pequenas e não faziam nada muito complexo, até aparecer o Iphone transformando os celulares em computadores de bolso. Todos os outros fabricantes tiveram que correr atrás para fazer um produto minimamente competitivo contra seu concorrente.

Os atuais consumidores são pouco exigentes e fieis a marca só porquê traz um senso de pertencimento. Que se dane o senso de pertencimento! Pode nada está funcionando como deveria, mas se a sensação e experiência está sendo entregue, então está tudo bem para esse pessoal. Não! Não está nada bem!

É o retardadismo institucionalizado, onde ser cool é mais importante que ser racional.

E para finalizar o post, termino mostrando a função principal que meu kindle ocupa a maior parte do tempo.
Kindle peso de papel

Um caríssimo peso de papel

DFTBA!


38 comentários:

  1. Eu comprei um livro em formato digital (pra ler no PC), li e nunca mais, apesar de ser uma obra que gosto muito. Assim como centenas de PDFs que já baixei pra ler depois e nunca mais.

    Estou convencido que adquirir livros em papel é um melhor negócio. Depois vendo com desagio e recupero parte do dinheiro, mas pelo menos leio alguns trexos mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá C.F. você ainda consegue terminar, eu nem isso.

      Sou muito disperso, não consigo fixar minha atenção em algo que não me agrada. Para contornar isso eu usava um aplicativo chamado Natural reader no celular, junto com um pacote de voz pt-br (paguei 10 pratas) para ler para mim e eu ir acompanhando, mas pela tela do celular ser muito pequena cansava ter que ficar pausando toda hora para dar zoom em algumas partes e ainda me fazia perder a linha de raciocínio.

      Sim penso exatamente a mesma coisa. Livros de papel são insuperáveis, mesmo sendo mais pesados e espaçosos. Sem falar no layout que é exatamente aquilo que o autor quis e não uma linha continua vazia, sem personalidade ou alma, igual a tantos outros e-books.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  2. puxa que dissertação sobre e-readers! E agora é que não compro um nunca mais! kkkk

    Melhor um tablet android mesmo, adeus dor de cabeça com conversão. Desses sem 3G mesmo.
    E sinceramente, tem que ser muito chimpa pra não estudar no celular por causa de distração. O ruim é só a tela menor, embora 5' ou 5.5' já quebre um bom galho. Distrações se resolve com modo avião + disciplina. Pobretões como nós não têm milhões de notificações de rede social e whats de chimpa chamando pra sair.

    Impressora pra concurso só presta essas bulk de 700-800 Temers, o rendimento é absurdo. Também prefiro estudar no papel, só não comprei porque fui chimpa e gastei com outras merdas...

    Uma pena vc não ter tempo de postar mais dessas merdas, o grau de informação, humor e realismo é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasci em uma família chimpa e tenho sangue chimpa como é que eu não teria essa deficiência? Eu tenho a sorte de saber falar, já que nem isso meu pai aprendeu fazer, ele mesmo só murmura e se comunica por sinais igual a um chimpanzé. Como eu escrevi na resposta ao C.F. uso o Natural reader no celular, ajuda bastante mas ainda não é perfeito. Por incrível que pareça tenho muitas notificações nas redes sociais, não são para sair, mas são para negócios, estudos e projetos que toco.

      Eu tenho uma Epson com bulk de fábrica, foi o melhor investimento que fiz. Tinta barata, pouca manutenção e ótima impressão. Só tem que imprimir tudo em qualidade alta, para não entupir os bicos de impressão caso passe algum tempo usando pouco. E bota um dreno, dá pra fazer sem furar e perder a garantia.

      Obrigado. Se blog desse dinheiro era uma postagem por dia. Merda pra falar é o que não falta.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
    2. L355, mas é antiga com certeza deve ter um modelo mais novo. É uma ótima impressora, desde que você imprima com uma certa frequência e só use tintas originais da Epson.

      Abraços!

      Excluir
    3. Pobre sonhador, como é essa do dreno na impressora que vc falou ? Poderia dar mais detalhes ou mostrar algum lugar que tenha falando sobre isso ? Valeu. Estou querendo comprar uma impressora e estava pensando justamente nessa aí, já que sempre comprei HP e os cartuchos dela são muito caros.

      Mas estou meio com medo de pagar tão caro numa impressora e ela dar pau por alguma coisa errada que eu faça durante o uso dela.

      Robotnik.

      Excluir
    4. O dreno só é pra pessoas que imprimem bastante. Eu por exemplo só botei um tempão depois, até tinha passado o período da garantia. Eu tive que desentupir os cabeçotes, pois passei muito tempo sem usar e a tinta secou nas cabeças, então aproveitei e pus o dreno, pois a quantidade de tinta que se joga fora depois das limpezas é enorme.

      https://youtu.be/yUKbWFzYSxo

      Tá tive impressoras de todas as marcas. As melhores sem dúvida são da Epson. A Lexmark é a pior de todas, teve uma que mal foi ligada já tive que mandar par a assistência e chegando lá estava cheia de pessoas com o mesmo problema. A HP é tão sacana que o modelo de negócios deles é mais lucrativo que banco/tráfico de drogas. Só agora que eles arredaram o pé e lançaram uma com bulk, mas não é de se confiar, já que seu histórico de exploradora não se apaga facilmente.

      Já viu como é dentro desses cartuchos? Dá uma olhada nesse post.

      http://detudoblogue.blogspot.com.br/2010/09/alerta-cartuchos-hp-60-60b.html

      Na minha antiga eu tinha instalado um bulk para não ser extorquido por essa empresa. Só que sacanas como eles são, os cartuchos queimavam uma certa frequência, me obrigando a ter que comprar novos e ter de refazer toda a furação deles. Tu não imagina o trabalho.

      Pode comprar uma epson de olhos fechados, elas são um pouco mais caras, mas em compensação não dão dor de cabeça e o custo de operação é baixíssimo.

      Abraços e cuidado com o Sonic!

      Excluir
  3. Cara, eu entrei em seu blog neste post porque você é parça, só de ver o nome Kindle passo longe rsrs, já sofri o mesmo que você, eu tenho iPad, então ele faz as vezes de e-reader fácil, mas até tablet baratos é mais simples e cheio de apps que lê epub. Não posso criticar quem gosta, questão de gosto, mas um tablet é muito melhor de se ter do que um Kindle.

    Obs.: Seu blog está com problemas de visualização no Firefox (uso Proxy), no Chrome funciona normal, faz uns testes depois !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu sempre tive ranço com tablets, não sei porquê, eu sempre acho eles estão bem desatualizados, além de que moro no RJ, vendem tablet roubado em menos de meia hora. Agora um Kindle? Quem é que vai roubar uma porcaria de um aparelho que só serve pra ler livro? Pobre não quer essa merda, não dá pra deixar os catarrentos jogando enquanto a mãe cavalga nos manos da boca em troca de um pouco de pó.

      Cara não tá com problema não, deve ser o proxy que tu usa.

      Tá tudo certinho até onde judas bateu as botas.

      http://browsershots.org/https://pobresofredor.blogspot.com.br/2017/07/o-kindle-e-bom.html#

      Esses canalhas só não carregam meus ads pra me dá alguns satoshis.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  4. PS, gosto muito do meu kindle, comprei a última versão que não é touchscreen(muito fácil de estragar - fácil de sofrer obsolescência programada).

    O melhor software para converter pdf pra ler no kindle você esqueceu, o K2PDFOPT. Vale o teste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse modelo é antigão hein, já vi gente instalando o Debian nele e deixando um pouco mais útil, além de se livrar das amarras da Amazon.

      To testando esse programa aí. Se ele for bom faço até um post separado só dele.


      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  5. Colega ja ouviu falar do LG V700? EU uso ele para estudos. tablet estilo ipad mas sem as frescuras dele e bem mais barato. Plugo o carregador dele no pc para passar tudo de pdf, epub nele... e tem tomada para carregar.. bateria dura bem..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tenho uma TV e um celular da LG, minhas experiências com essa marca nunca foram boas. E não compro um tablet porquê andar com um por aí, aqui no RJ, é pedir para ser roubado. Um Kindle ninguém deseja. A não ser um tipo de pessoa muito rara no Huesil, uma pessoa amante de livros.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  6. Que post legal e detalhado amigo, e bem útil já que minha irmã esta querendo e eu estava pensando em dar de presente, agora irei repensar...vlw

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir
  7. Olá P.S!

    Legal seu post, bem detalhado! Me fez repensar a ideia de ter um Kindle. Confesso que estava propenso a comprar um.

    E parabéns pelo blog. Não o conhecia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo post será sobre alternativas menos custosas ou 0800.

      Comprar um Kindle é besteira, não há nada que outros dispositivos já não façam que ele faz só que muito pior.

      Abraços!

      Excluir
  8. cara o Kindle só serve pra ler os livros da amazon mesmo, pra estudar é uma bosta, você devia ter visto meu post antes sobre isso. Ele é extremamente lento. A minha solução (que vai ser bem cara por sinal ) é o Dasung PaperLike ou o YotaPhone (Yota Tablet até lá.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi uns vídeos sobre Dasung PaperLike e não me agradou nem um pouco, parece ser tão lento quanto o Kindle e a quantidade de fantasmas ainda são maiores. E o preço ainda é abusivo!

      O YotaPhone a propaganda foi mais esperta, não mostrando nenhuma imagem que não fosse estática.

      Como dito no post há outras tecnologias que não agridem os olhos muito mais avançadas. Só não são implementadas no mercado por reserva e falta de vontade.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  9. Não sei em que locais você pesquisou, leu, viu vídeo, etc. antes de comprar o kindle, mas parece que eles estavam errados.

    Você comprou o Kindle com o intuito de ler conteudos "externos". Pdfs, words, e outros. Quem tem Kindle sabe que ele não foi feito para isso.

    Ele consegue reconhecer/ler esses tipos de arquivos? Sim. Mas consegue 100%? Não. O kindle foi feito para ler livros da amazon, geralmente aqueles tipos de livros de ficção, literatura, terror, romance... Não pdf de concurso, TCCs entre outros.

    Tenho um kindle e não tenho que reclamar dele. Supre o que eu sempre quis, ler LIVROS. Foi um erro seu comprá-lo para esse tipo de documentos/arquivos. Só um tablet supriria o que você almeja, não um e-reader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rpz Anon, ele só não comprou o tablet por ser um pouco mais caro e por que no Hell de Janeiro, ter tablet é pedir pra ser assaltado (e até morto). Kindle é pouco visado, só serve pra ler e é mais difícil revender.
      Mas no fim das contas o barato saiu caro pro PS. Boa sorte pra ele, tomara que crie juízo de vazar pra outro estado ao invés de ficar anos tentando malabarismos só pra se manter vivo no Rio de Bosteiro.

      Excluir
    2. Olha, Anon 25 de julho de 2017 00:41 você está em negação, o Kindle é um lixo sim.

      Ele pode ter sido feito exatamente para pessoas que vivem no mundo da fantasia que só consomem ficção, literatura, terror, romance..., mas é só por uma ilustração ou um paragrafo de citação ou uma nota de rodapé que o aparelho se embanana todo.

      Já experimentou os livros técnicos ou quadrinhos, ou de viagens, vendidos da própria loja da Amazon?

      Não é preciso ir muito longe, baixa uma amostra de livros sobre, Excel, powerpoint, economia, ou qualquer outra coisa que exija tabelas e fórmulas e plotagem. Você verá o quão lixo eles ficam. É raro encontrar um bem formatado. E nos fóruns gringos o que não faltam são tópicos de autores descrevendo as dificuldades que é por seus livros em um formato tão limitado e bugado.

      Sem falar que o aparelho nem vem com carregador e o mesmo é vendido na Amazon por R$ 79,00!!!

      Alguns livros vendidos na loja são tão preguiçosos que está na cara que é um pdf não formatado (todas as páginas são imagens estáticas). Além de serem lentos que só!

      Como o Elender falou logo acima ele tinha feito um post sobre o Kindle, só que não me liguei muito, já que ele foi bastante sucinto e ainda teve a paciência de fazer um jailbreak no dele.

      Eu já não tenho paciência nenhuma, se eu compro uma coisa, ela deve funcionar do jeito que foi prometida e não ter que ficar perdendo tempo consertando coisas que são defeitos de projeto.

      Agora se você foi pago(a) para falar bem, me bota na fita, apago esse post e finjo que não aconteceu nada.

      Abraços!

      Anônimo 25 de julho de 2017 09:05 é +- isso mesmo.

      Não tenho coragem para sair desse estado lixo. Até tenho parentes em outros estados, mas eles são tão inúteis quanto protetor solar (dá câncer de pele).

      Abraços e volte sempre!

      Obs: Este post não completou 2 semanas e o maldito só tá com um fio de bateria restante.

      Excluir
  10. Olá Pobre Sofredor,

    Li algumas de suas postagens, incluindo esta, mas o que mais me chamou a atenção é como seu blog é interessante. Fiquei vidrado nas histórias, um tempão lendo vários de seus textos.

    Não tinha ainda tido a oportunidade de ler, mas já virei leitor assíduo. Adicionei lá no meu blog.

    Sobre o kindle, apesar de não ler muito, aproveitei quando fui à trabalho aos EUA e comprei um tablet semi-novo de uma loja. Paguei 60% do preço normal de um novo nos EUA, e ainda tem garantia.

    Abração

    ResponderExcluir
  11. Já adicionei seu blog, gostei muito, se pudee adicionar o emu no blogroll agradeço, Tiopatinhasinvestidor.blogspot.com.br abs

    ResponderExcluir
  12. Eu te recomendaria um Kobo, se ele ainda fosse vendido por aqui. Mas no geral esses leitores de livros não são feitos para ler PDFs e coisas do tipo, e as conversões para outros formatos são ruins.

    ResponderExcluir
  13. Oi que pena que vc não gostou do kindle, eu amo de paixão, já estou no meu segundo e nunca trocaria o meu por tablet.

    Realmente o kindle tem um sério problema com PDFs e por isso, prefiro odiar os PDFs do que o kindle, primeiro pq quando consigo arrumar um arquivo em ePub ou até mesmo o fragimerado word, consigo transformar e ficar perfeito, agora arquivos em pdf não é uma coisa de Deus.

    Na faculdade uso muito kindle e resolveu vários dos meus problemas, até os PDFs que não tem muita imagem ficam perfeito, e as vantagens são infinitas, não desgasta minha vista, tem dicionário e a bateria dura muito, posso fazer marcações e colocar notas.

    Mas quando comecei a estudar pra concursos e fui colocar PDFs de uns cursos realmente meu kindle não me ajudou, não vejo isso com um defeito dele, já que sua formatação e por html e alguns algarismos podem não ser identificado, o certo seria que empresa fizesse e-books do seu material e não lançasse em PDFs, pq não tem coisa pior do que ler em tela lcd e que a bateria vive acabando, como em notebook e tablet.


    Em relação às telas fantasma que vc relatou, e por causa da tinta digital.
    Vc relatou que ele estar devagar, não sei se tem muito tempo que vc tem o seu, mas meu kindle não demora abrir e nem fica lento, talvez seja um problema no seu.

    E uma dica é que Amazon pelo menos antigamente dizia que devolvia o kindle se em um mês vc não ficasse satisfeito com seu produto, se não tem um mês vale a pena ligar, já que vc estar usando o mesmo com peso de papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das vantagens a única que você citou que realmente existe é a de não agredir os olhos, todas as outras ou são mal implementadas ou simplesmente não funcionam. O dicionário é bastante incompleto, expressões como cocote (que é bem antiga) nem no dicionário nem na wikipedia foram encontrados. E esse foi só um dos exemplos, pois nos livros sobre gramática ou técnicos o dicionário simplesmente é inútil.

      PDF é um formato tão simples que praticamente qualquer eletrônico lê. É tão universal que você consegue editar pdf descomprimido com o notepad.

      Pdf é uma criação perfeita de deus, enquanto epub, mobi e etc. São os formatos do capeta, pois tenta ser o formato perfeito, mas que não chega nem aos pés do original.

      Notas qualquer aplicativo de celular, pc ou tablet coloca. Até o antiquado papel continua tendo muito bem essa função.

      Bateria dura muito?! Faz quinze dias agora desde a publicação desse post. E adivinha? Completamente descarregado! Ela só dura se não usar!

      Realmente, o ideal seria que não lançassem material em pdf, mas como eu disse acima o pdf é o formato perfeito, é fácil de por DRM, mas para tirar é quase impossível. Já os formatos de ebook se faz em menos de 1 minuto.

      Para materiais de concursos encontrei um método trabalhoso,caro e com resultados razoáveis. Vou fazer um post sobre isso.

      A lerdeza não é problema do meu Kindle, pois há outras pessoas com quem conversei sobre e dizem a mesma coisa. Em livros com mais de 200 páginas (a maioria) fica quase impossível de não descer um soco no aparelho de tão lerdo que fica.

      E a Amazon só continua vendendo aparelhos com essa tela de qualidade porca, pois há gente que ainda compra.

      Essa da devolução deveria ser bem antigamente, pois quando eu comprei o meu já não tinha essa possibilidade. E mesmo que tivesse, um mês não é tempo suficiente para você explorar todos os defeitos do aparelho e se desiludir com ele.

      💸 Sinto o cheiro de promoção paga 💸

      Até porque se você fosse realmente apaixonada pelo Kindle, não pararia nesse pequeno blog querendo saber se é bom, já que você já sabe disso é apaixonada por ele. Então não teria porque lê uma opinião contrária e fazer textão respondendo meu post. Simplesmente ignoraria e iria para outros do mesmo núcleo do seu viés de confirmação.

      Abraços!

      Excluir
  14. Cara, Kindle não é feito pra ler PDF. Uma pena que você só descobriu isso depois de comprar o aparelho.

    Todo PDF que eu tentei botar no Kindle ficou um lixo. Se tem alguém divulgando Kindle como um bom leitor de PDF, essa pessoa está mentindo com força.

    Kindle só serve pra Mobi. Dizem que ele serve pra Epub convertido via calibre também, mas eu não tenho tido sorte nessas conversões.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os blogs e análises que li, especializados só sobre o assunto, diziam que ficavam perfeitas as conversões. E que no máximo faziam um ajuste aqui e outro ali.

      Nunca teremos sorte nessas conversões, já o problema está intrínseco no código do formato. Fuçando nas entranhas do formato dá para entender porque é tão limitado, não passa de um protocolo wap ou html4 para e-readers.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
    2. Exatamente, o que o Madruga falou confere.
      Sou desses que quando quer comprar alguma coisa, pesquisa para car.... antes.
      E foi o que fiz com o Kindle, pesquisei muito, em todos os lugares, e sempre foram categóricos em dizer 'Kindle NÃO é para PDF, Kindle NÃO é um tablet mais barato".
      Kindle e tablet são propostas totalmente diferentes.
      Você não pesquisou direito e se decepcionou.
      E seja mais cabeça aberta, todo mundo que comentou sobre você estar errado, você rechaçou. Assuma que errou ao imaginar o Kindle como um tablet mais baratinho e pronto.
      E não, não estou sendo pago pela Amazon como você já disse em outros comentários contrários ao seu entendimento aqui.
      No mais, descobri a página hoje, e curti, apesar de discordar nesse assunto do Kindle.
      Abraço.

      Excluir
    3. Aldo eu pesquisei demais, tudo que compro faço valer até o último centavo.

      Também li que esses leitores não funcionam com PDF, MAS em todo blog "especializado" no assunto é que até recebe patrocínio pra testar novos modelos não fez só um, mas vários posts falando que era fácil a conversão pelo Calibre e que ficava perfeito!

      Não comprei pensando ser um tablet mais barato, até porquê se eu quisesse compraria um tablet. Comprei sabendo suas funcionalidades, mas acabei criando expectativas altas baseada no que esses "especialistas" falaram em seus vídeos e blogs.

      E não é só o Kindle que não cumpre as expectativas. Tenho um amigo próximo que comprou o novo Lev da Saraiva e me falou que está tão ruim quanto a versão anterior. Ou seja é problema da tecnologia!

      Excluir
  15. Igual as outras pessoas comentaram, você comprou o kindle para o propósito errado. O propósito dele é arquivo mobi e ponto final. É ler texto e não ver figuras, tabelas e gráficos (que dá pra ver, mas fica muito meia boca). É ler e não estudar (pra estudar e ter que ficar voltando páginas atrás pra consultar realmente não recomendo).
    Sinceramente não posso opinar muito sobre o seu que é o mais básico porque o meu é o intermediário, o paperwhite.

    Mas posso te dizer que não tenho problema com o meu. A velocidade é boa (ele responde super rápido), o touchscreen é bom (lembrando que ele não é multitouch, é pra usar toques e não arrastar o dedo na tela igual você faz em celular ou tablet) e a bateria dura muito bem (eu leio muito e diariamente e a bateria dura com certeza mais de uma semana).

    Vi sua resposta pra menina que comentou aí em cima e talvez seja você que esteja com viés de confirmação não é mesmo? Se o kindle fosse ruim igual você fala ele não venderia tanto, ainda mais no mercado consumidor mais exigente do mundo que é os EUA.

    Ela provavelmente só comentou aqui pra ver se o pessoal lê os comentários e tira essa idéia negativa que você passou. Afinal posso te dizer que o kindle mudou a minha vida. Li mais livros depois que comprei ele do que em toda a minha vida antes dele. Só nele li 96 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mesmo(a)admite que não é para ver figuras, tabelas e gráficos. Então por qual motivo, razão e circunstância a Amazon venderia livros com esses elementos gráficos tendo até quadrinhos em sua loja!? Dá uma visita rápida e verá que é verdade o que estou falando. Isso é erro de projeto!

      É multitouch sim, tanto que a mudança do tamanho de fontes é feito com o gesto de pinça. Só que o sensor touch é resistivo! E por isso que não é tão bom assim. Mais uma vez, erro de projeto!

      Provavelmente você só deve usar ele em modo avião e passar 10 min em uma única página. Porque pelo tipo de tecnologia da tela quanto mais passadas de páginas você faz, menos bateria você têm. E é claro que se você usar pouco, a bateria vai durar mais de uma semana. O meu deixei de lado e descarregou na 2º semana, exatamente 15 dias após eu ter carregado ele pra escrever esse post. Só que SEM USO!

      Então botando aí 2 horas por dia, que não é muita coisa no trânsito indo e voltando do trabalho, em 2 semanas já bate as 22 horas. Passar de uma semana com carga é plausível, mais do que duas, impossível! O gasto energético da passada de tela impede isso.

      O que muda do basicão para o papewhite são 4 leds, a resolução e o 3G. O resto é a mesma bosta!

      Super rápido é relativo. Para mim é mais lento que o rubinho. Se vejo qualquer coisa a menos de 60fps já me deixa nervoso e nem sou um "super humano", quem joga sabe e me entende. E não venha com essa ladainha que não conseguimos ver mais que isso, pois pilotos comerciais de aviões tem a capacidade de identificar modelos de aviões em uma taxa de 1/200fps a 800km/h.

      Nem tudo que é bom vende demais e nem tudo que é ruim vende pouco. Prova disso é que o PS2 vendeu muito mais que o GC e Xbox mesmo ele sendo inferior aos dois. O WII mesmo sendo inferior em todos os aspectos venderam mais que o ps3 e xbox360. Várias e várias vezes os iPhone mesmo sendo inferior que os concorrentes e com preço mais alto vendia bastante.

      O motivo de compra nunca é levado somente na razão. Prova disso é que o mesmo no iPhone as pessoas preferem pagar mais caro nele do que em outros apenas pela emoção se sentirem mais exclusivas e pertencentes a um grupinho (resumindo, moda pura).

      Que bom que ele mudou sua vida, pois a minha não mudou em nada. Na verdade até parei de lê, já que nenhuma fonte dele me agrada e a para dislexos a fonte é mais feia que o cão.

      Abraços.

      Excluir
  16. você gosta de tecnologia nenhum leitor de livros vai te agradar se VC levar essa questão em conta o mais próximo era o kobo aura que tinha resolução acima de full HD e processador de 1 GH bom e ter 16 tons de preto não faz diferença pq ele é um leitor de livro VC está tendo problemas com o formato proprietário VC que gosta de tecnologia deveria saber que coisa popriteria e furada ter que converter com o tempo cansa o Kindle ele só presta para o que foi feito ter acesso as coisas da amazon mercado de leitor de livros esfriou realmente falta concorrentes venda de livros digitais estava baixa támbem e no Brasil intão nem vale a pena custa quase o preço do de papel só presta mesmo para a pirataria no Brasil e no lev PDF é horrível e demora para mudar de página e trava ao contrário do epub formato nativo bom tablet para min não substitui leitor de livros pq a tela dele incomoda a vista luz muito forte não presta para ler na rua bateria dura nada ia ter que ficar carregando todo dia depois do serviço bateria de tablet támbem e muito grande e demora para carregar não sei se os novos estão com carregamento rápido porém isso estraga a bateria mais rápido só presta realemte para apostila e gibi colorido pq ler gibi tipo tex no leitor de livro é outra coisa
    Livro em papel depois de ler fica tudo empilhado dentro de casa so pegando poeira
    Pesa na mochila
    Dependendo do papel ele é meio escuro e a luz do quarto não clareia de noite
    Tem que ler com o dicionário do lado
    E atrai bicho barata traça cupim

    E outra passada de página gasta muito menos que tablet pq enquanto ele estiver ligado ta consumindo
    Depois que eu comprei o leitor nem toco mais na estante até o livros que tenho nela eu leio no leitor leitor de livros só não dominou por causa do alto preço

    ResponderExcluir
  17. Mano, obrigado! Me fez economizar uma grana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos aí pra isso.

      Engraçado que agora lançaram mais uma versão beta, agora à prova d'agua. Engraçado melhorar o formato do arquivo não melhoram. Por isso a amazon não vai ver mais um único centavo meu, pois vou continuar nos meus ebooks piratas.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  18. Eu me adaptei bem ao Kindle, a diferença de preço do livro físico é substancial (nem sempre), embora ache que deveria ser maior. Foi uma mão na roda pra mim. Mas tem muitas desvantagens mesmo, uma que acho é o conforto, poderia ser maior de alguma forma... Nem que fosse só ao redor da tela, para que lêssemos com mais ergonomia. Outra coisa isso de só podermos comprar publicações na respectiva empresa, eu acho bizarro. É uma estratégia de ouro para esses empresários exploradores de plantão. Enfim, acho que no final vale a pena. Mas que nada substitui o prazer do cheiro do livro, Nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Mas além do aparelho a Amazon nunca viu um centavo meu. Só uso ebook pirata nele. hahaha

      Abraços e volte sempre!

      Excluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!