Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Review: Os Segredos da mente milionária

Comprei esses dias o livro os segredos da mente milionária, graças às indicações dos amigos da blogosfera financeira. Sempre citado com elogios, fiquei curioso ao saber o quanto este livro tem de diferente para todo mundo e o porquê deles dizerem que ele é tão bom.

O livro é bem pequeno, terminei ele em 3 dias, isso só lendo no trajeto de casa/Trabalho e trabalho/casa.

Na parte 1, achei bastante confusa a sua introdução, não sei se foi por erro de tradução ou se o original é do mesmo jeito, existem partes que é preciso ler três vezes para ter certeza que não leu errado, mesmo assim não se acha sentido algum. Usa muita misticidade para explicações óbvias, usando a lei da atração (O Segredo) e pensamento positivo.

Em vários momentos o autor, descreve exemplos negativos que nos faz esquecer um pouco do que o texto está propondo.

Ele tenta desconstruir seu modo de pensar, usando ditados populares, há algumas frases que contrapõe o que ele diz, pois o ditado está realmente certo. E todo momento ele cita os casos de sucesso em seus seminários.

O melhor remodelamento do pensamento nesta parte 1 se trata da análise do seu passado, o entendimento do porquê você está nesta situação hoje e rever seus conceitos a fim de mudar. Isto para refazer sua programação mental para mudar os seus pensamentos, assim como sentimentos, ações e consequentemente os resultados.

Com isso toda a introdução só começa a fazer sentido a partir da vigésima página. Onde ele deixa um pouco o misticismo de lado e pega a parte mais concreta do recondicionamento mental.

Na parte dois o autor descreve os 17 arquivos da riqueza, que são na verdade vários recondicionamentos do seu modo de pensar. No arquivo um (As pessoas ricas acreditam na seguinte idéia:"Eu crio a minha própria vida". As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte idéia: "Na minha vida, as coisas acontecem".) não fala mais do que o óbvio, mas que muitas pessoas não se tocam que as pessoas ricas não esperam acontecer, elas fazem, pois sabe que sua riqueza só vira de suas ações tomadas. Apesar do arquivo está certo, ele conflita com o que o autor acabou de escrever algumas paginas antes, sobre a lei da atração e pensamento positivo. Resumindo, quem transfere a culpa do próprio fracasso e usa do vitimismo nunca vai ser rico(a)!

Não é só pensar: Eu tenho uma mente milionária. É preciso agir. Nada vai cair no seu colo só porque pensou positivo.

Arquivo 2 (As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As  pessoas  de  mentalidade  pobre  entram  no  jogo  do  dinheiro  para  não  perder.), 3 (As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.),4 (As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno) e 5 (As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.) estão certíssimos, convivo com pessoas que pensam e agem exatamente como estes arquivos os descrevem.

No 6º arquivo (As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As  pessoas  de  mentalidade  pobre  guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.) ensina que devemos ter inveja branca dos ricos, admirá-los por ter chegado aonde chegaram e tentar igual. MAS o livro só foi traduzido e mal adaptado a nossa realidade, pessoas ricas não são boas pessoas, para se ter sucesso aqui no BR é preciso muito jogo de cintura, o rico só é amável com outro rico, pois pode ali ver outra pessoa com pensamentos parecidos e com quem pode trocar ideias, como seria possível você fazer amizade com que não tem afinidade? É bem parecido com o que acontece com pessoas religiosas da mesma congregação, mas vá colocar elas para dialogarem pessoas de alguma igreja diferente que os conflitos logo aparecerão, imagine a confusão entre religiosos e não religiosos então. É igual a juntar corintianos e palmeirenses. Por essa razão você vai ver mais a frente porque é praticamente impossível realizar o que o arquivo se propõe.

7 (As  pessoas  ricas  buscam  a  companhia  de  indivíduos  positivos  e  bem-sucedidos. As  pessoas  de  mentalidade  pobre  buscam  a  companhia  de  indivíduos  negativos e fracassados.) - É meio que uma continuação do anterior. Nós aconselha a se afastar de quem pensa de forma negativa e se aproximar de pessoas ricas para assimilar o jeito que elas pensam.

Repito novamente, é um arquivo quase impossível de se botar em prática, mas se infiltrando entre os ricos, simulando seus comportamentos é bem capaz de sair ótimas parcerias de trabalho e um bom networking.

A dica mais importante é: AFASTE-SE DAS PESSOAS/SITUAÇÕES QUE SÓ TE PUXAM PARA BAIXO.

Só fazendo isso sua vida irá melhorar 100%

No arquivo ele descreve mais ainda a mentalidade do pobre. ou seja 99% dos brasileiros. Só reforçou o que eu já pensava disso.

Aqui sim vale a pena citar a lei da atração, mas voltado a questão de afinidade, quanto mais pessoas positivas você se aproximar, mais positivo você irá ficar.

8 (As pessoas ricas gostam de se promover. As    pessoas    de    mentalidade    pobre    não    apreciam    vendas    nem    autopromoção.) - Eu já fiz um artigo sobre isso, não é seu conhecimento e técnica que irá te trazer o sucesso, mas sim a propaganda de você mesmo(a) com os outros. Quantas vezes você não comprou um produto por indicação e o mesmo não era aquilo que esperava? Quando seu produto ou serviço não é bom, invista em propaganda, uma ótima campanha de marketing muda tudo.

Autopromoção você faz até quando vai conseguir um emprego, pense em seu currículo como uma propaganda sobre um produto que nesse caso é você.

Procure materiais de autopromoção, se sua parte física estiver ao seu favor, não terá entrevista que seja capaz para você, todas serão fichinha para passar.

9 (As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.) – Certíssimo, para tudo na vida temos uma solução, só não achamos ainda a da morte.

10 (As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.) - Você não se acha merecedor? Receba assim mesmo, pessoas de fora entendem sua competência melhor do que você. Se estão te dando, aceite mesmo achando que não precise, logo, logo você terá uma utilidade e rapidamente virão outros presentes.

11 (As  pessoas  ricas  preferem  ser  remuneradas  por  seus  resultados.  As  pessoas  de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.) - Aqui eu percebo que o Flávio augusto, autor da geração de valor, se inspirou para fazer seu livro. Pobres vendem tempo, tempo é algo limitado, então você não consegue multiplicar o alcance de suas vendas, diferente de um produto ou serviço onde não é preciso que você esteja desprendendo seu tempo executá-los e sim terceiros que vendem os seus tempos e vida a você.

12 (As pessoas ricas pensam: "Posso ter as duas coisas". As pessoas de mentalidade pobre pensam: "Posso ter uma coisa ou outra".) - Concordo, mas em partes, não ter foco é um problema, começar várias coisas ao mesmo tempo a chance de não terminá-las é muito grande. Só aconselho fazer várias coisas ao mesmo tempo quando te demanda um esforço mínimo e não o impacta nos outros afazeres. Por exemplo, escutar um podcast ou ler um livro de seu interesse durante o trajeto casa/trabalho.

13 (As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.) - Perfeito! Aliás quanto é o seu patrimônio?

14 (As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.) - A parte mais inspiradora, com a melhor forma de administrar seu dinheiro.

Consiste em dividir seu patrimônio em várias contas diferentes, por exemplo: 10% para a poupança e despesas a longo prazo (minha modificação), 10% para instrução financeira, 10% para diversão e 50% para as contas e 10% para doações.

No meu caso eu trocaria para 0% doações (o governo já me extorque 40% do meu trabalho e dentro das justificativas tem a caridade, então não é mais que o obrigação dele fazer isso) 50% para poupança, 15% diversão, 30% para contas e 5% para instrução financeira.
ou você controla seu dinheiro ou ele o controlará.
15 (As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.) – Bote seu dinheiro para trabalhar por você, trabalhar com conta própria e fazer investimentos o torna financeiramente muito mais rico do que vender seu tempo para os outros. Nada mais que o óbvio.

16 (As pessoas ricas agem apesar do medo.As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.)- Concordo e discordo, às vezes é bom ter medo para não fazer burradas, por exemplo, do que adianta você não ter medo e ir à velocidade da luz para o fracasso por ter apostado todas as fichas em uma furada. Diferente do livro eu acredito que devemos levar a vida igual a um jogo de xadrez cada jogada deve ser bem pensada, se você não sabe jogar será fácil tomar um xeque mate, se for um jogador mediano você irá fazer vários xeques, mas poucos mates, mas se você for um mestre xadrezista seus xeques-mates serão constantes. Mas para isso acontecer, será necessário bastante estudo e treinamento.

Se você não está sentindo dificuldades na sua vida significa que não está se esforçando o suficiente.
Você só poderá crescer de verdade se estiver fora da sua zona de conforto.
17 (As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo.
As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.
) - Concordo, mas este é só mais outro capítulo enchedor de linguiça.

No final de cada capítulo, declare a si mesmo:

Eu tenho uma mente milionária!
Para nunca esquecer!
O que ele não deixa claro e que confirmei lendo este livro, é que o ser humano não passa de um simples animal passivo de treinamento. Que sua programação é dada por vários tipos de exemplos e valores impostos pelos outros desde o seu nascimento e que a pessoa só sente vontade de mudar a partir de alguma grande insatisfação, mas como uma mudança de pensamento as vezes é mais difícil que realmente executar as ações necessárias para essas transformações, elas preferem somente lamentar. Leia novamente o primeiro arquivo e perceba que a mudança de sua vida só depende de você.

Conclusão

Dou uma nota 3/5 para o livro.

O livro consegue entregar o que se propõe se não fosse os deslizes tragos pelos exemplos ruins na parte 1, o livro poderia ser muito mais inspirador. A insistência em citar seus seminários me gerou certo incômodo, pois pareceu que o livro é apenas um material de propaganda de sua empresa e cursos. O livro ficou bem raso apesar de suas 150 paginas, recortando só as partes importantes não daria 40, mas mesmo assim recomendo aqueles querem sair da pobreza, mas não fazem ideia do que fazer, mesmo para aqueles que acham que já sabem tudo, eu recomendo o ler, eu mesmo fiquei impressionado com o modo de pensar inserido em alguns arquivos, peguem materiais relacionados a negócios, como podcasts, vídeos de entrevistas, revistas e etc. Você vai acabar percebendo que o modo de pensar deles é exatamente o descrito no livro, sua mente chega a explodir.

O mestre PUA do dinheiro. Em vez de conquistar gatinhas, você irá conquistar verdinhas!

Farewell


PS: Apesar de ser barato cerca de R$20 é fácil de encontrar em sebos e PDFs na internet. A ideia central do autor, assim como vários outros é distribuir um material incompleto de graça ou quase como material de propaganda para atrair interessados aos seus institutos que dão os cursos e palestras. Só com o conteúdo exposto no livro já e possível fazer muita coisa!

5 comentários:

  1. Boas,
    Quando eu li este livro achei o máximo, a forma nova de pensamento foi impactante pra mim. Depois que se lê outros livros nessa mesma linha de raciocínio se vê que não fala nada demais nesse livro. Uma dica de livro é o "de zero a um" é bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O marketing é tudo!
      Obrigado pela indicação do livro, vou botar na minha lista de leitura para 2016.

      Um livro que gostei bastante quando eu ainda não tinha acordado para o empreendedorismo foi Oportunidades Disfarçadas, apesar de uma leve impressão de ter plagiado muita coisa, as histórias trazidas nele são muito inspiradoras, principalmente porque traz muitos cases de empresas brasileiras.

      Abraços.

      Excluir
    2. Vou procurar esse livro ae pra ler.

      Adiciona meu blog na sua lista?

      http://investimentos2016.blogspot.com.br/

      Abraço

      Excluir
  2. Sugiro que leia este post também, uma verdadeira metida de REAL. https://www.linkedin.com/pulse/uma-farsa-chamada-faculdade-vale-mais-pena-ser-raiam-santos

    ResponderExcluir
  3. Li o livro, como estudioso de neurociência e intrometido em sociologia, digo que este livro não suporta uma análise crítica consistente! Se só pensar positivo fosse o suficiente para enriquecer, os consultórios de psicólogos e psicanalistas estariam cheios e esses muitos ricos. É claro que pensamentos destrutivos e mau humor podem levar a uma série de doenças, inclusive a depressão, falta de estímulo etc. Para saber disso não precisamos ler um autor que está mais para autoajuda do que para ciência. Os condicionantes que ele afirma estar no subconsciente, na realidade são condicionamentos culturais do tipo pavloviano (Pavlov, 1849-1936) e não tem nada de subconsciente, são bem conscientes mesmo, é lógico que se eu, constantemente, desde minha tenra idade, ouço que sou isso ou aquilo, terei probabilidade de ter uma personalidade fraca, temerosa, dúbia ou forte, corajosa e destemida, entretanto isso é uma probabilidade, não é ciência exata! Não dá para dizer, de forma absoluta, que todo indivíduo que pensa de forma entusiasmada ou extrovertida ficará rico, isso é só uma probabilidade, não uma certeza. E porque não é uma certeza? Pelo simples fato de existir condicionantes que o indivíduo não tem poder sobre eles. Quais? Condicionantes culturais, econômicos, sociais, psicológicos e ainda outros. Exemplo: vamos imaginar que duas crianças pobres nasçam em países diferentes, mais ou menos com as mesmas condições, apesar de estarem em países bem diferentes economicamente, socialmente etc., como por exemplo, Brasil e Estados Unidos, quem tem mais probabilidade de ficar rico? A brasileira ou a americana? É óbvio, e você deve saber disso, é a americana. E por quê? Pelo simples fato do capitalismo nos Estados Unidos ser mais desenvolvido e mais democrático, ter educação de qualidade e melhor distribuição de renda! Mas é lógico que o autor do livro não pode falar sobre isso, como ele venderia seu livro em países como o Brasil, com um capitalismo canibal? Como ele venderia seu livro em países da África assolados por guerras tribais e concentração absurda de renda nas mãos das elites? Portanto, não acreditem em tudo o que leem para não serem iludidos! Ficar rico, num país periférico e miserável como o Brasil ou algum país africano é possível? Claro que é, mas é muito mais difícil e improvável do que se você tivesse nascido nos Estados Unidos, na Suécia ou na Austrália!

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!