Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 15 de novembro de 2015

Porque fiz Administração e me arrependi - FINAL

Para ler a primeira parte clique aqui.
Para ler a segunda parte clique aqui.
Para ler a terceira parte clique aqui.
Para ler a quarta parte clique aqui.
Para ler a quinta parte clique aqui.

Neste post irei demonstrar como o curso de administração, se não for o pior é um das piores carreiras a se escolher.

Começando pela quantidade de vagas ofertadas.
Obedecendo a lei da oferta e procura, sabemos que quanto maior a oferta de determinado produto ou serviço, menor será o seu valor. Só  levando em consideração essa máxima, já explicaria um dos motivos do preço baixo das mensalidades quando se comparada a de outros cursos.

Fonte: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=2782

Mas por que acontece isso? Simples! Lembra-se das três regras que citei neste post? O curso de administração é um dos mais fáceis de oferecer, antigamente só se precisava de uma sala e alguns professores, hoje nem isso é preciso mais, o dono de qualquer instituição de ensino só necessita pedir para seu sobrinho fazer um site e alugar alguma sala uma vez ao mês para realizar as provas.

Aquela imagem acima é de 1997, então se nesse ano já tínhamos mais vagas do que alunos, imagine agora  que uma instituição de ensino pode ter um número de vagas virtualmente infinitas!

Já a falácia de que faltam administradores no Brasil é a mesma da que sobram vagas para engenheiros (mais para frente falarei sobre isso). Na época que escreveram este artigo, só de "administradores" registrados existiam mais de 390 mil.

Em 2012 haviam mais de 1500 instituições oferecendo o curso, houve 833.042 matrículas só naquele ano e a cada dois semestres se formam mais de 114 mil Administradores!

Como vemos no parágrafo anterior o que não falta no Brasil são administradores! Mas por que ainda insistem em dizer que o mercado tem carência deste tipo de profissional?

Simples! Os empregadores querem profissionais prontos para sua empresa, coisa que nunca irá acontecer. Como a oferta de profissionais é enorme, as empresas acabam nivelando o salário por baixo, então aqueles que têm "o perfil" desejado, de maior valor, não se submetem a essas vagas, deixando-as abertas para profissionais "não qualificados".

Grifei as partes mais importantes deste trecho de um artigo criado por uma instituição vendedora de ensino:
[...] uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em mais de 160 empresas e grupos corporativos do Brasil. Segundo ela, 91% das companhias pesquisadas sentem falta de profissionais bem formados nas áreas administrativas como gerência de projetos e gestão de empresas.
A mesma pesquisa havia sido feita em 2011. Naquela época a carência levantada pelos chefes das empresas era de 54%. Ou seja, o aumento do número de pessoas que têm faculdade no Brasil não se igualou a demanda por profissionais de ponta. “É um problema sério. A questão da mão de obra qualificada virou um grande gargalo no Brasil, sem previsão de melhora no curto e médio prazo”, afirmou o responsável pela pesquisa, professor Paulo Resende, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Ainda, segundo o professor, as empresas estão sendo obrigadas a procurar profissionais de administração no exterior.
Fonte: Demanda por profissionais de Administração é grande, diz estudo.
Dizem que faltam profissionais na área, como vemos anteriormente isso é a mais pura mentira, já que, a quantidade de formados é enorme, para não dizer na cara que os nossa formação profissional é um lixo utilizam sempre a mesma desculpa, não são profissionais qualificados, preferem contratar um gringo a capacitar um compatriota. Afinal de contas eles já têm o inglês fluente né?

Exportamos os melhores profissionais e importamos os piores.

Se você abrir o link vai ver o que o resto do artigo foi escrito somente para vender curso. Para fechar com chave de ouro colocaram o relato de um dos raros profissionais que estão satisfeitos ou ainda não caíram na real do quão foi ruim a escolha da sua profissão.
É preciso ver nas entrelinhas a desonestidade intelectual dos donos destes cursos.

Assim como qualquer comerciante eles só querem vender diplomas. E ainda exitem pessoas que acham que estão abafando ao passar no vestibular de alguma uniesquina. Lhe digo o seguinte: Passar em uma provinha dessas é a mesma coisa que ir à casa da luz vermelha e se achar o pegador.

Vendem sonhos, ludibriam seus alunos e são blindados pelo governo. Quem não queria ser o dono de um negócio desses?

O curso é muito generalista, como você pode ver nos meus posts anteriores, economia você aprende mal e parcamente, mas você não é contratado para áreas econômico-financeiros, pois existem os economistas para isso.

Aprende marketing o curso inteiro, mas não é contratado na área, pois contratam quem fez publicidade e propaganda.

Você é massacrado(a) pela quantidade de material relacionado a contabilidade, mas não atua na área, pois existe o contador e você não pode tirar o CRC.

Aprende direito nas áreas trabalhista, constitucional, civil e penal, mas não pode atuar na área porque não é advogado e nem pode tirar a carteira da OAB, aliás o aprendizado é tão parco que não serve nem para concurso.

Não atua na área de logística/produção, pois já existe uma engenharia específica para isso.
É socado um monte de matérias de negociação, tomada de decisão e liderança mas não atua na área, pois os empregadores dão preferência até para os piores engenheiros de suas áreas.

Todas aquelas matérias online que não serviram para nada na uniesquina em uma universidade federal seriam substituídas por material marxista e a economia deles é baseada no Keynesianismo.

Crias de Kaynes

Agora se qualquer um desses profissionais quiserem ser um administrador, eles podem! Sabe por quê?

O conselho só quer o seu dinheiro!
Se você abre sua empresa e não quer pagar um administrador, você compra sua carteira para se regularizar.

O CRA incentiva tecnólogos de outras áreas para que tirem sua carteira de administrador também.
Não há um beneficio para quem realmente fez administração. Os descontos para o profissional são até piores que se você pegar tudo pelo seu cartão de credito ou pegar um plano de saúde/odontológico pela sua empresa.

O valor da anuidade é um absurdo, quase bate a do CREA.

O banco de empregos deles é péssimo, quase não há vagas e as poucas que existem são para todos os tipos de profissionais, tende a zero as destinadas a quem realmente fez administração.

Sua única e real função é estar com as instituições de ensino, realizando palestras para formar mais alunos e profissionais registrados.
 
Os piores engenheiros estão aí para tomar sua vaga.
Do mesmo jeito que dizem que faltam administradores, os vendedores de diplomas e empresas que procuram engenheiros dizem que faltam profissionais no mercado, mesmo que ele(a) seja ruim terá uma vaga garantida para liderar equipes. Dê uma lida nesse artigo: Onde há vagas para engenheiros? Veja 17 cargos promissores, pelo menos metade desses "cargos promissores" deveriam ser preenchidos por administradores, qual a necessidade de contratar um engenheiro para ser vendedor,  ser gerente de relacionamentos, gerir estoques e processos? Até se criarem engenharia da engenharia, eles prefeririam contratar um engenheiro a um administrador. Sempre terá um incompetente morto de forme disposto a competir pela sua vaga.

Omitem varias informações importantes!
Conhece os pais da administração clássica? Frederick Taylor e Henri Fayol? Eles eram engenheiros. Sim amigo(a), engenheiro mecânico e engenheiro de minas, respectivamente.

Sabe porque fazem isso? Para você não parar de jogar seu dinheiro no ralo e procurar qualquer outro curso menos pior.

Sabe aquela mentira que contam que um engenheiro nunca vai ser um bom líder? Grande parte dela é mentira! Sabe por quê? A quantidade de matéria sobre liderança que um administrador tem é a mesma que eles também estudam.

Na administração não dizem que existem os lideres natos e os construídos? Então do mesmo jeito há engenheiros lideres natos, há também os construídos e os engenheiros civis que antes de se formarem eram piões de obra.

Há também os engenheiros de produção, sabe do que é chamado esse curso dentro das engenharias? Administração com cálculo, isto mesmo! Dê uma olhada na grade deles! A única diferença está em sua grade inicial que envolve os cálculos das engenharias. Nunca vi a Desciclopédia falar tanta verdade sobre os cursos de eng. de produção e administração.
 
Engenheiros de produção - Porque o escritório é um lugar perigoso precisando utilizar capacete de peão e a obra é um lugar limpo e tranquilo para usar terno e gravata.

O curso NUNCA deveria ter sido criado.
Não sou eu que estou dizendo isso, mais sim um engenheiro medíocre que fez pós em administração e viu em qual furada se meteu.
[...]nós somos um dos únicos países do mundo que tem curso de Administração a nível de graduação. Inclusive, eu dou aula em um deles. Mas, se você pega países como Alemanha e Japão, não existe curso de Administração a nível de graduação. Fulano tem que fazer Economia. Se ele quer trabalhar com empresa, ele faz Economia e depois uma pós-graduação ou um MBA. Na maior parte dos países desenvolvidos é assim. E nós do Brasil criamos o curso de Administração. E fizemos, na minha opinião, uma coisa errada, porque, quando criamos o curso de Administração, separamos o curso de Economia. Eu não sou economista, sou engenheiro, e fiz mestrado e doutorado em Administração
Fonte: Criação da graduação em Administração no Brasil foi um erro, afirma professor.
O curso superior de administração como um todo é péssimo. Sua desvalorização é generalizada, como dito pelo dotô, nem deveria nem existir, seja ele em federal como em particular.

Imagine ainda todos esses cursos de gestão que vem sendo criados todos os dias nas mais variadas áreas.

Nas uniesquinas torna-se pior, pois todos se apoiam em todos. O networking é inexistente, já que todos estão em péssimos empregos querendo melhorar de vida. Aqueles que conseguem algo melhor por fora, não ajudam seus companheiros para não se queimar, pois sabe as deficiências que seus colegas de sala têm.

No meu relato dos posts anteriores é nítido como só precisei do curso apenas para conseguir um estágio insignificante, pois todos os outros trabalhos foram conseguidos através de relacionamentos pessoais feitos fora da faculdade. Todos os cargos que preenchi eram para ensino médio até o meu último emprego pagava o dobro do que se pagaria para um trainee formado na área.

A deficiência estudantil é clara, não entendem matemática básica a falta de interesse no aprendizado é que é trazido no fundamental e médio ficam claros nas provas, todos colando de todos, os que têm maiores CRs são o que souberam colar melhor.

Essa imagem reflete bem o que são as universidades brasileiras

O que me deixa mais puto é a hipocrisia de nosso povo, ficando mais clara ainda nesse curso.

Todos estão se ferrando em seus subempregos, mas sempre abrem um sorriso quando perguntado sobre seus cursos. Insistem em dizer que melhoraram de vida, mas para mim é só uma forma de não querer se ferrar sozinho e esperar que outros cometam a mesma infelicidade para rir de suas caras.

Ignoram que um curso técnico seria mais eficiente, eficaz e teria muito mais efetividade. As pessoas que ignoram estes fatos devem fazer apenas para dormir melhor de noite, pois se pensarem no caso de perderem seus empregos nem saberão o que fazer, uma vez que seu curso que era para transformá-los em empreendedores os especializou em ser novos escravos do sistema.

Caso me ofertassem o curso hoje, eu perguntaria, vão me pagar?

Porque nem de graça eu faria! Só tempo perdido custaria muito dinheiro!

Calculando o quanto gastei só nas mensalidades daria para comprar um populixo(carro popular) zero km, imagina se o tempo fosse quantificado em dinheiro. No final das contas me formei para virar mendigo.

Prefiro as verdades amargas a doces mentiras, se eu tivesse a orientação que tenho hoje passaria longe deste curso e todos seus derivados (gestão de..[preencha aqui com qualquer lixo]..).

Ser você é um(a) administrador(a) e ficou com raiva da honestidade exporta no texto, saiba que fingir e omitir as verdades não irá tornar o curso dos fracassados menos derrotado.

Se você está fazendo esse curso parta para outro! Mesmo que esteja no final, ainda dá para recuperar o tempo perdido, mesmo perdendo mais dois anos para se formar. Afinal de contas o canudo de administração vale menos que papel higiênico.

53 comentários:

  1. Olá

    Pensei que o seu blog tinha acabado. Algumas vezes, há alguns meses, tentei acessar e dava que havia sido finalizado.

    Acabei vendo um post seu lá no blog do Pobretão e vim aqui. Muito boa a série sobre o curso de Administração. Fiquei bestificado sobre as matérias e a quantidade de bonobices e de bonobas e bonobos envolvidos. Lamentável mesmo.

    Realmente, parece ser algo que dá para ser um resumão de um monte de coisas. Acho que deveria ser como o comentário que você colocou: o cidadão deveria fazer ou Economia ou Contabilidade e somente em nível de pós-graduação fazer alguma coisa como Administração. E como o Bostil, país-latrina, República Democrática do Bananistão, é a terra dos que querem viver de aparências, fazer um curso que tem "status" e fama de classe média, faz os bonobos se sentirem "especiais"... mais ou menos como o Direito...

    Nessas horas que, mesmo não sendo rico, fico feliz por ter estudado um negócio que me deu vários cabelos brancos. Ao menos, quando o bicho pega, dá pra exercer alguma coisa que a maioria dos bonobos não sabem nem querem saber fazer: fazer conta.

    Um grande abraço.

    Fernão Capelo Gaivota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço engenharia e isso que você acabou de dizer aprendi nesse semestre e em apenas uma matéria chamada engenharia econômica. Inclusive o sistema SAC, Price, entre outros.

      Excluir
    2. Pra você ver, isso só mostra a o quanto adm é inútil.
      Nos meus posts anteriores você pode ver como ela ainda foi dividida em duas só para render mais.

      É como se você pegasse um Dolly guaraná e ainda botasse água.

      Excluir
  2. Acabei de ler todas as partes, realmente, muita enganação esse curso. A maioria que eu conheço que fizeram este curso estão ganhando mal(o melhorzinho ganha uns 2,5k). Esses dias conversei com um amigo meu que estava arrependido também, se matava de trabalhar para tirar 1,5k por mês.

    Você poderia resumir em uma parte unica e colocar um título chamativo, provavelmente atrairia publico via google que procura sobre ADM. As vezes poderia salvar mais gente de fazer esse curso.

    ResponderExcluir
  3. E eu que fiz direito... uma merda!
    Me arrependi... se eu mudar de país (difícil viu), nem consigo trabalhar na minha área..

    Abraço
    Pobre Desalmado
    http://pobredesalmado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. po, estou confuso agora.

    qual curso devo fazer?

    PS: medicina nem se eu conseguir bolsa, pois não tenho dinheiro pro material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o salário do seu sub emprego, pague o técnico em adm. em menos de um ano você consegue um emprego melhor.

      Com esse emprego pague um preparatório para o ENEM.

      Use sua nota para medicina e engenharia, pois mesmo que você seja um péssimo engenheiro de qualquer área, você conseguirá um bom cargo de gerência.

      Isso tudo ainda dá pra fazer esse ano!

      Ano que vem você já estará cursando o 1º semestre de medicina ou engenharia.

      Então corra enquanto ainda dá tempo!

      Excluir
  5. Li a série em dois dias e que porrada ela foi, graças a deus escolhi engenharia, ainda que em uniesquina "boa".

    Meu amigo, mesmo nas matérias difíceis de engenharia tem alguns tópicos que você só precisa aplicar formas ao entender o problema, AINDA ASSIM tem retardados que no 5° período não sabem coisas básicas aprendidas no 1° semestre.

    Dá uma raiva imensa de ver que muitos desses chimpamzés já trabalham na área e alguns já tem cargo de gerência que precisaria ser formado e com experiência para ter.

    Vou ser sincero contigo, mesmo me formando lá pra 2020 quando a crise der uma amenizada ainda fico muito inseguro. Ao ver boa parte desses macacos inúteis já com boas oportunidades e eu aqui ralando como peão fico triste.

    Não quero te ofender, mas como você mesmo disse na série de artigos, somente os PIORES engenheiros pegam trabalhos de administradores, logística, etc. O restante está atuando de fato como engenheiro engavetando no mínimo 7k no bolso. Leio bastante os blogs dos engenheiros pobretões que surgiram agora e eles revelam de fato como é a realidade do JPBF mesmo nessas áreas.


    Desculpe se o desabafo ficou longo.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa nada, hahaha
      Esse é um lugar feito para isso mesmo!

      Pergunte a esses engenheiros como eles conseguiram suas colocações. Com certeza eles te responderão que foi por indicação. Leia meu post sobre Networking que eu explico melhor como isso funciona.

      O Networking é essencial para o pobre, principalmente nesse bostil. Não adianta fazer mil faculdades e especializações, se você não tiver o pistolão, você não saíra do lugar.

      Já vá cultivando seus contatos antes de se formar, pois depois de formado para conseguir alguma coisa vai ser praticamente impossível. Exigem certificação até da Nasa, mas só querem pagar um pacote de sal para um candidato desconhecido.

      Não queria te assustar, mas essa é só mais uma exemplificação de quem não tem contatos não tem nada.

      http://glo.bo/1EI6g6D

      http://www.hypeness.com.br/2015/12/como-entregar-seu-curriculo-em-um-semaforo-mudou-a-vida-deste-brasileiro/


      Abraços!!!

      Excluir
  6. Depois disso, acha que é uma boa idea pedir transferencia do curso de ADM na UFF pra economia?(vou fazer o primeiro semestre de qualquer jeito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa o curso que você faz, mas sim os contatos que vão te ajudar no resto da vida.

      Economia é outro curso lixo que a matéria lecionada (pelos menos aqui no bostil) é apenas Keynesianismo.

      Ou você dá muita sorte entrando em um banco ou financeira ou passará o resto da vida tentando concursos públicos.

      Está ruim para todos os cursos, para os de ciências sociais e humanas, pior ainda.

      Não tem pra onde correr, o negócio é empreender e ser feliz.

      Ps. A situação está tão feia que já vi engenheiro super experiente virando massa por falta de emprego.

      Excluir
    2. Cara você escreve esse blog e faz todo mundo pensar que esses cursos são um lixo, mas a verdade é outra, bem diferente disso, você está certo em dizer que um engenheiro vai ganhar mais ou assumir um lugar de administrador, economista e tals, mas se esquece de falar que é por que o curso de de adm, por exemplo tem muita gente entrando e como entra muita gente sai muito lixo, mas quem realmente estuda e se dedica, consegue creser muito, e você generalisa demais fala que toda faculdade publica federal é um lixo direcionada, quando na verdade isso pode ocorrer sim, na maioria dos casos, mas em escolas com a FGV,USP,UFMG ,entre outras não são assim, e inclusive são as melhores faculdades do brasil em economia e adm, respectivamente,fale a verdade para as pessoas, que se elas querem entrar no curso pelo diploma ele não vale nada, mas se querem entrar para se aplicar e correr atrás, ai as coisas mudam, é muito fácil falar dos fracassados, mas e de quem correu atrás e ganhou na vida?

      Excluir
  7. Bom dia!

    So li verdades, nos últimos meses da faculdade quando tentei o estagio e vi a dificuldade eu pensei ouou me ferrei, por conta disso desistir de participar da formatura ( 6 mil na época) entendendo que ja nao tinha nada pra comemorar, entrei com uma açao judicial e nao tive que paga a multa, ate hoje lamento e choro pois desperdicei uma bolsa que pagam no meu trabalho. E hoje sofro estudando para concursos de nivel medio, antes tivesse passado 4 anos pagando um bom cursinho para concursos. Acho deveriamos nos organizar e cobrar do nosso conselho, eu enterra o defunto e esquecer que tem graduação eu tenho VERGONHA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O UNICO MOMENTO QUE EU FAÇO USO DO TITULO É SENDO ADMINISTRADORA DE GRUPOS NO WHATSAPP KKKKKKKKK

      Excluir
    2. É assim mesmo. Chega ser vergonhoso você está participando de um processo seletivo para ensino médio e a entrevistadora te perguntando: - Mas você não é formado(a)?

      Não existem vagas para administrador. As existentes cobram outros cursos como TI, engenharias e etc.

      O que sobra para a gente? Vender pipoca/brigadeiro/balas para sobreviver e quiçá ganhar mais que ser rato(a) de escritório.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  8. Gente parem de reclamar estudem para concursos na sua área de formação...nada vem fácil administração como qualquer outra profissão tem seu lado bom e ruim...eu tenho uma amiga que é odontologa ela trabalha em um consultório ganhando menos do que eu ganho e ela para complementar a renda faz bichos a noite de bar girl...é olha que ela é Dentista...daí vcs tiram no mercado de trabalho só se destaca os melhores...como em tudo na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vdd esse cara, gosta de falar do lado ruim das coisas por que não se deu bem na área, queria fazer o curso e que viesse tudo de graça, principalmente se foi em uma faculdade sem renome algum, hoje o cara que quer se dar bem precisa de três coisas: dedicação, indicação e sinalização(faculdade de renome)

      Excluir
  9. Gente parem de reclamar estudem para concursos na sua área de formação...nada vem fácil administração como qualquer outra profissão tem seu lado bom e ruim...eu tenho uma amiga que é odontologa ela trabalha em um consultório ganhando menos do que eu ganho e ela para complementar a renda faz bichos a noite de bar girl...é olha que ela é Dentista...daí vcs tiram no mercado de trabalho só se destaca os melhores...como em tudo na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você escolhe desprender dinheiro, tempo e a vida focando em uma profissão é de se esperar que você retire pelo menos seu sustento dela.

      Se o mercado de trabalho premiasse os melhores não teriamos um escape de profissionais para o mercado de ilusões milionário de concursos que hoje existe. O funcionalismo público só existe para premiar os incompetentes, tanto que só é preciso decorar um monte de baboseiras que nem serão aplicadas no dia a dia do trabalho, só com o intuito de oficializar aquele coleguinha comissionado como parasita estatal. Sei do que estou falando, pois já trabalhei para concursados tão enrolões e incompetentes quanto uma porta.

      Aliás por que você não dá um atestado de incompetência para sua amiga dentista e fala para ela procurar um concurso em sua área?

      Aposto que ela vai adorar a idéia de receber sempre a mesma coisa trabalhando pouco ou muito sem nem ter a segurança ou a perspectiva do salário certo todo mês como o funcionalismo público prometia (vide RS e RJ).

      Abraços.

      Excluir
  10. Li toda a sua saga sobre o curso de administração...eu tb sou "administrador" que mal administro minha gaveta de cuecas, pois não há emprego nessa área. Aliás, exceto medicina (por enquanto, pelo menos...) não ha emprego em área nenhuma. Tudo lixo. Faculdade é pura ilusão no Brasil. Sei pelos meus amigos. 50% desempregados /50% ganhando mil reais por mês em empregos de escravos modernos...

    É muito triste vc ver marmanjos de 30/35 anos jogando video game o dia inteiro pq não tem emprego e pra tentar esquecer a realidade e não cometer suicidio...a situação é simplesmente desesperadora...essa merda não deu certo, cara...pra usar um termo da informática.. pode fazer o Format C: do universo...essa porra não deu certo, cara...definitivamente, não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta negatividade.... Compre algumas balas e venda no ônibus, assim você estará empreendendo e tornando um administrador do próprio negócio.

      Brincadeiras a parte, é incrível como um povo com pensamento comunista pode se autodestruir. O pior, ter um partido nazista é proibido, mas comunista não, é até tratado como lindo na escola quando na verdade esse regime matou mais que seu filhote mais novo (social nacionalismo).
      Queremos tudo de graça não importa como, só que não existe esse negócio de almoço grátis.

      Excluir
  11. Concordo com seu ponto de vista , também me formei em administração quando procurava fazer um estágio nem me encaixava nos requisitos pois exigia experiência De 2 anos , os que conseguiram foi por indicação dos amigos.Após formação só consegui trabalho como atendente , recepcionista etc... isso pq fui contratada como auxiiar de escritório e me fizeram de escrava num mercadinho onde tinha que ficar meio período no escritório e meio no caixa , reposição e etc tudo isso pra ganhar 1200 ... e pra completar hoje em dia desempregada não consigo me recolocar pq nas entrevistas de vagas de nível ensino médio me questionam porque estou concorrendo ali se estou formada como se essa formação em administração valesse alguma coisa ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a triste realidade dos/das administrador(as).

      O pior é ter que sustentar um conselho parasita que não faz nada para melhorar a vida da categoria. E caso você consiga algum cargo público como administrador é obrigatório que você pague a esse lixo, como se um número de um registro mudasse alguma coisa.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá!
      Você pode ser desassociar do conselho. Eu fiz isso. Estou há dois anos desempregado e sou formado em Administracao.

      Excluir
    3. Quando eu tinha a carteira de graça por ser estudante, já tinha percebido que o conselho não serve para nada.
      Assim que fizeram a primeira cobrança, fui lá cancelar.

      Para fazer é uma facilidade... mandam até um funcionário simpático na faculdade para fazer seu cadastro, quando é pra cancelar, é só no conselho e os funcionários são tão mal encarados que se acham funcionários públicos, o pior atendimento possível irão te dar. Para cancelar tive que ir 3x, indo e voltando por conta de documento faltante. Os filhos da puta não falam o que precisam logo de primeira só para dificultar o cancelamento.

      Abraços!

      Excluir
  12. O problema não é no curso X ou Y. O problema está na mediocridade dos alunos e de quem se contenta em fazer uma particular. É ÓBVIO que formados de uniesquina não conseguem emprego. Isso vale pra administração, como pra direito, engenharia e até medicina! No Brasil NÃO se contratam engenheiros. Contratam-se analistas, ganhando 1500 por mês. Da mesma forma, isso acontece com administração, com a diferença de que é muito, muito mais barato contratar um administrador do que um engenheiro. Sou formado pela UFMG e ganho muito bem, assim como vários dos meus colegas. Definitivamente, ficar chamando colega de bonobo e falar mal da universidade só comprova que quem tem problema é o autor desse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho problema? Você que confundiu três coisas distintas! Circulo social (networking), ensino e status e eu que tenho problema?

      1º "O problema não é no curso X ou Y." Sim é sim! Você nunca deve ter ouvido falar na curva de oferta e demanda.

      2º "O problema está na mediocridade dos alunos e de quem se contenta em fazer uma particular." - Não é porque você só coça o saco o dia inteiro que os outros também vão ter tempo para ficar punhetando matérias inúteis, sendo sustentados pelos pais durante 4 anos. As universidades públicas fazem um horário "integral" já para eliminar quem precisa trabalhar. Por isso só cursa quem já tem um status diferente do resto da sociedade.

      O nosso ensino é um lixo! Tanto pública quanto particular, quem define as matérias é o MEC! As universidades só as seguem.

      3º "É ÓBVIO que formados de uniesquina não conseguem emprego." Quem disse que não consegue? Consegue, mas somente os refugos que sobraram, já que, todas as vagas com melhores remunerações, ficaram para as pessoas com um circulo social de maior status que por acaso foram parar em universidades públicas.

      4º É mais barato contratar um administrador, mas não contratam por ser um curso de ciências sociais aplicadas ou seja, humanas. Preferem engenheiros recém formados, mesmo de uniesquinas por serem de exatas. Achando que eles saberão liderar pessoas ou fazer cálculos contábeis e financeiros.

      5º "Sou formado pela UFMG" Grandes merdas no ranking mundial das universidades (QS World University Ranking 2016) ela está na posição 551-600. Nem se você tivesse se formado pela universidade socialista paulistana (USP - 120ª) iria te dar crédito. Como eu disse, as merdas das matérias são as mesmas impostas pelo MEC. Nem a nossa melhor universidade fica entre as top 100 e você vem querer bancar com UFMG?

      6º "e ganho muito bem" sorte sua, meu irmão está na UFRJ (321ª) e não sai da faculdade para não perder o estágio, já que os empregos que ele encontra só pagam mixaria.

      7º "assim como vários dos meus colegas" Que bom, sorte deles. O mérito disso vem dos seus círculos sociais e networking, não do status de ter uma "boa" faculdade, vide o exemplo de meu irmão acima.

      Excluir
  13. A questão se o curso de administração no Brasil vale a pena ou não, depende dos objetivos de quem cursa e da afinidade com a área. Assim como em qualquer outra graduação. Quem, por exemplo, cursa artes, a princípio, não obteria uma colocação no mercado de trabalho favorável. No entanto, se estiver de acordo com as convicções, aptidões e objetivos dos discentes, eles podem ser bem sucedido na área, se seguirem o caminho certo. Não exite melhor curso que o outro, existem formações diferentes. Engenharia é um bom curso, pode até te colocar em uma determin ada posição, mas as habilidades adquiridas durante o curso serão suficientes para te manter lá? Um administrador pode ser bem sucedido desde que tenha a atividade mental adequada e trabalhe para isso. Networking se desenvolve. Isso não é comprado, mas adquirido com habilidade e inteligência. Basta se empenhar e acessar os caminhos necessários para isso. Não devemos desdenhar nenhuma profissão ou curso, pois cada um possui sua particularidade, e a da administração é ser generalista mesmo. E qual o problema? A questão é que depois é necessário fazer uma especialização em algo. Isso conta bastante. Acredito que um administrador realmente tenha que se especializar para ter mais sucesso, no entanto, a falha é na mentalidade dos empregadores e na estrutura do mercado brasileiro de trabalho que favorece a certas discriminações quanto a faculdades e formações acadêmicas. Em países mais avançados não é necessário frequentar os bancos escolares, mas realizar com maestria os exames. Aqui a mentalidade é outra. Em outras nações, pouco importa se você é formado em direito ou engenharia, importa o quanto você sabe e o quanto tem a oferecer. Canudo não quer dizer nada. Se quer ser bom em cálculo, nem precisa fazer engenharia. Mas é uma bela área acadêmica, com muita utilidade, pois trabalha com números, e as empresas gostam de números. Faz parte do capitalismo. Se o mundo fosse socialista, os engenheiros seriam menos idolatrados, talvez. E os cientistas políticos ganhariam mais. De qualquer forma, se você estiver cursando administração, continue, desde que saiba onde quer chegar e qual o caminho para isso. Tudo está na sua atitude mental. Mas se você só quer ganhar dinheiro e conseguir uma" vaga" em alguma empresa, aí tem que se adequar ao que "eles" querem. Saudações a todos e um feliz ano novo! Que todos tenham sucesso na área escolhida e façam por merecer!

    ResponderExcluir
  14. Muito boa sua análise, Pobre Sofredor,

    Sempre percebi ADM como um curso coringa pra galera recém saída do ens. médio que está em dúvidas quanto ao que cursar,como faezr ens superior é algo que acabou ficando sacralizado na cultura brasileira, muitos destes estudantes acabam se sentido pressionados a fazerem adm pra não ficarem sem o seu diploma pra emoldurar.

    Interessante também o relato do engenheiro que critica a existência da ADM no Brasil a nível de graduação, aponta para uma chaga em um dos cursos de nível superior mais populares do Brasil, mas os empresários donos de faculs particulares não querem saber disso, querem é ganhar dinheiro,já o governo só quer saber de fazer números para expor na propaganda eleitoral.

    P.S.: os links no inicio do texto não estão direcionando para as outras partes (só alertando).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Astronauta, os links não estavam funcionado porque o blog pertencia a outra url, corrigi já, obrigado.

      Adm. é mais ou menos isto mesmo que você falou. Só que os indecisos quando veem as matérias de cálculos chegando abandonam o curso para fazer outras coisas com menos matemática, tipo educação física, nutrição, artes, história e etc. Dando a desculpa esfarrapada de sempre: Não era isso que eu queria.

      Vejo que atualmente não é só administração que é um curso lixo.

      A indústria do diploma colaborou com a destruição da economia. O que mais vejo por aí são formados desempregados com dívidas enormes se virando para pagar ou simplesmente dando calote.

      Socialista simplesmente ignora a lei da oferta e demanda. "Agora o filho do pobre tem faculdade". Do que adianta ter faculdade e continuar na pobreza, já que tem outros milhões de outros intelectualmente pobres diplomados. Nada nessa vida vem fácil.

      Quem adorou isso são os grandes empresários, pois consegue contratar profissionais como estagiários com salários baixíssimos e quando acaba o contrato simplesmente descarta, pois contratar o profissional da área é extremamente caro (obrigado a todos os conselhos profissionais).

      Não se pode construir uma casa a partir do telhado, foi isso que os governos anteriores tentaram fazer e por isso não deu certo.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  15. Olá Astronauta, os links não estavam funcionado porque o blog pertencia a outra url, corrigi já, obrigado.

    Adm. é mais ou menos isto mesmo que você falou. Só que os indecisos quando veem as matérias de cálculos chegando abandonam o curso para fazer outras coisas com menos matemática, tipo educação física, nutrição, artes, história e etc. Dando a desculpa esfarrapada de sempre: Não era isso que eu queria.

    Vejo que atualmente não é só administração que é um curso lixo.

    A indústria do diploma colaborou com a destruição da economia. O que mais vejo por aí são formados desempregados com dívidas enormes se virando para pagar ou simplesmente dando calote.

    Socialista simplesmente ignora a lei da oferta e demanda. "Agora o filho do pobre tem faculdade". Do que adianta ter faculdade e continuar na pobreza, já que tem outros milhões de outros intelectualmente pobres diplomados. Nada nessa vida vem fácil.

    Quem adorou isso são os grandes empresários, pois consegue contratar profissionais como estagiários com salários baixíssimos e quando acaba o contrato simplesmente descarta, pois contratar o profissional da área é extremamente caro (obrigado a todos os conselhos profissionais).

    Não se pode construir uma casa a partir do telhado, foi isso que os governos anteriores tentaram fazer e por isso não deu certo.

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  16. É triste saber que você estudou tanto tempo e se formou nesse curso lixo e agora está desempregado e sem perspectiva nenhuma; o Brasil é mesmo um país sem futuro isso aqui nunca vai mudar, eu conhecer o movimento da real faz pouco tempo e leio também em diversos sites relacionados a carreiras e pude confirma a minha suspeita, a maioria das pessoas que fazem cursos como administração e cursos de humanas em geral estão desempregados ou ganhando mil e poucos reais por mês , e até áreas que se diziam milagrosas como os cursos de engenharia hoje estão ganhando uma merreca, acho que os únicos cursos que valem a pena fazer atualmente seria medicina, odontologia ou algum voltado pra área da saúde. Eu mesmo estou a dois anos tentando entra ne uma federal estudando sozinho sem ajuda de cursinho(porque não tenho dinheiro pra pagar um) estava tentando engenharia mas agora meu mundo caiu vejo que esse País escraviza as pessoas, e nesse ano pretendo começar um curso técnico em uma if pra não ficar parado, moro no interior e aqui não tem emprego, mas penso em me mudar pra cidade vizinha que é maior e arruma um emprego nem que seja em um supermercado mas está difícil, sinto que o ensino médio não me ensinou quase nada, sinto que fui sabotado pelo governo a não ter conhecimento suficiente. Também penso em contabilidade para dá uma base para os concursos, mas não sei se seria uma boa, minha cabeça está rodando; mas esse ano eu começo alguma coisa o tempo não para e já tenho 19 anos, parece pouco mas quero começa a fazer algo logo. Concordo com tudo que você falou, você era ingênuo na época e pensou que iria enriquecer fazendo o curso e depois viu a realidade. Te desejo sorte e que você consiga passa em um concurso ou seleção de emprego que te der um salário razoável, acompanho sua saga e sou fã do blog e espero que você consiga sair desse mar de lama abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o Bastter diz, se você não saiu mais burro da faculdade, você já é um vencedor.

      Estudos são bons, mas não mudam a vida de ninguém se não tiver contatos. Faça primeiro contatos, depois você decide o que fazer da vida.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  17. Putz... Vou ali pular do 10º andar...

    ResponderExcluir
  18. Sou formads em administraçao, comecei o curso numa fsculdade publica pensando igual vc. Nunca quis fazer adm. Fiz pq era o que tinha e não ia gastar nada. Ate hoje não mudei de vida e bato o pé: quer administrar? Faça engenharia, economia ou outros, menos administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Você passa 4 anos na faculdade para terminar apenas como uma assistente administrativo. Fazendo serviço repetitivo, chato, exaustivo e ganhando menos que vários cursos igualmente bostas por aí.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  19. e quais cursos você indicaria? o que acha de psicologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post onde faço essa indicação.

      Psicologia? charlatanismo, pseudo ciência. O bar é o melhor psicólogo de 99% das pessoas. Se quer partir para essa área, faça psiquiatria, pelo menos vai poder receitar remédios.

      Abraços!

      Excluir
    2. Nada a ver minha amg e psicologa ta ganhando sorrindo 7 mil , seg a sex com uma escala super flexivel

      Excluir
    3. Que bom para ela!
      Só que aqui neste blog eu não trato de exceções, mas sim o geral.

      Suba uma favela e pergunte para a psicóloga do postinho quantos k mensal ela faz.
      Abraços!

      Excluir
  20. Boa tarde.
    Olha minha lamentacao é nao ter lido isso em 2000 quando eu fiz vestibular.
    Meu Deus, que curso mediocre de profissionais mediocres.
    Depois de 15 anos de experiencia, sai do meu emprego porque queriam que eu forjasse resultados financeiros e eu nao aceitei e denunciei.Vc acredita nisso

    Adivinha quem eram os cargos mais altos:
    ENGENHEIROS DA PIOR ESPECIE QUE JA VI NA MINHA VIDA.
    Agora estou desempregada porque denunciei tudo isso, rasgarei meu diploma de adm.
    QUE NOJO DESSE CURSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que acredito, o que mais tem é isso, pior que não é exclusividade do brasileiro forjar resultados financeiros.

      Vender brigadeiros na praça é mais digno e traz maior retorno financeiro do que ficar presa em um escritório.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigo, atualmente estou cursando design gráfico. Infelizmente, vi que não era pra mim, pois não tenho um perfil nem uma criatividade exorbitante para me equiparar aos profissionais de design no mercado. Sou uma pessoa bem presa, enquanto nos mandam fazer peças gráficas criativas e "soltas" eu sempre tento fazer tudo em um grid metódico, não sei me desprender disso. Também já passei por ciência da computação, porque adoro jogos, e achei que me daria bem com isso, mas foi somente um achismo equivocado, já que toda essa galera nerd vai pra algum curso de TI, mas eu odiei programar. Enfim, depois de muito pensar, vi que na verdade a resposta estava na minha frente o tempo todo: nos jogos. Os games que eu gosto muito de jogar são jogos de administração, de gerenciamento, finanças. Então, me veio a mente administração, mas algo sempre me deixou muito incerto a este curso, porque eu nunca conheci nenhum "Administrador de sucesso" e também por motivos que você citou acima. Enfim, além do curso de Adm. também pesquisei Economia, Ciências contábeis e engenharia de produção, sendo que este último me parece mais que o profissional gere a parte micro; gere a logística, coisa que não gosto muito, e a própria linha de produção (como o curso próprio diz) e não algo mais macro. No entanto, você cita que os engenheiros ocupam alguns dos cargos de administradores, e então fiquei um pouco na dúvida. Você poderia me dar sua opinião sobre esses cursos? Eu adoro a parte de gerenciar, também gosto de finanças, de calcular gastos, orçamentos, estipular lucros, etc, mas não sei bem qual curso dentre os últimos 3 que citei fazem isso. Procuro na internet a diferença entre Economia e contabilidade, seja em texto ou vídeo, mas as explicações não são precisas, se você pudesse me explicar eu ficarei muito agradecido. Além disso, existe um boato, que não sei se é verdade ou não, que quem é Contador ficará desempregado no futuro devido ao avanço tecnológico. Enfim, desde já agradeço muito qualquer ajuda. Já sou um tanto velho, estou indo para meu quinto e este precisa ser certeiro, pois a pressão da familiar está quase chegando a uma tonelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Economia não tem nada a ver com contabilidade. Economia é apenas punhetação teórica sem aplicação nenhuma no mundo real (tanto que se você for trabalhar em bancos, corretoras e etc., terá que estudar praticamente outra faculdade para ter as certificações), tem um "artigo" na desciclopedia que diz muito bem sobre isso.

      Agora contabilidade e administração são praticamente irmãs gêmeas, só mudam a quantidade de enrolação (poderíamos terminar os 2 cursos em 1 ano), tanto que em algumas faculdades você faz as 2 ao mesmo tempo, só terminando as matérias com 1 semestre de diferença. Mas tem um porém, o contador sai empregado porque é um curso especifico com aplicação no mundo real.

      Já engenharia de produção é melhor que as 3, pois há o ciclo básico de cálculo igual as outras engenharias, você aprende contabilidade, administração (tem as mesmas matérias de TGA1 e 2) e economia. Sem falar que o peso de um diploma de engenheiro pesa muito mais que uma de administração ou contabilidade.

      Não se assuste em não ter emprego no futuro, pois todos nós seremos substituídos. Só ficarão os técnicos de manutenção e programadores das máquinas.

      Abraços!

      Excluir
  23. olá venho aqui expressar minha indignação com o curso de administração, você tem razão, é um lixo, cometi o maior erro da minha vida ao entrar nessa graduação, não tenho a menor vontade de exercer essa profissão e muito menos trabalhar na área. Não quero me especializar em nada me contento apenas com um cargo de auxiliar ou assistente administrativo, não quero crescer na área e não tenho ambição nenhuma; além de ter meus motivos pessoais e particulares pude observar que esse diploma então não serve pra nada. Fico indignada porque pessoas que nem tem conhecimento teórico, cursos na área administrativa e faculdade conseguem emprego nas funções administrativas enquanto quem se forma como administrador não consegue nada nem um simples cargo de auxiliar ou assistente quem dirá entrar em alguma área de marketing, finanças, RH e etc...
    Não nos valorizam quando tentamos concorrer uma vaga somos tratados como se fôssemos nada, não levam em conta nossos cursos e qualificações, só querem saber de experiência e não dão oportunidade para quem realmente precisa. Hoje vejo que há muita hipocrisia e falsidade nesse mercado de trabalho e nessa área. Cansei de conhecer pessoas assim na faculdade, estou de saco cheio de tudo isso e o pior é que perdi meu tempo e meu dinheiro com essa bosta de curso.
    Você tem razão a realidade é essa mesmo e pra mim até pior pois não tenho contatos nenhum e o famoso networking que você citou não funciona comigo pois no fundo eu sei que as pessoas nunca querem me ajudar em nada quanto menos conseguir as coisas. Enfim e eu não quero ficar devendo favor à ninguém só depois percebi a burrada que fiz, me envolver com esse curso, não vou nem pegar o diploma e se ele chegar até à mim vou rasgar ele.

    ResponderExcluir
  24. faculdade de ADM realmente não vale a pena os salários são péssimo muita concorrênci. se perde muito tempo 4 anos pagando mensalidades caras de 600 -1000 fora transporte se passa muita raiva estresse com professor e alunos que se acham por que fazem um estágio de merda com salário de merda não chega a mil reais um estágio de ADM as matérias são repetitivas se absorver pouco conteúdo útil não vale a pena mesmo e o pior a faculdade forma escravos não administradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os professores são uns mortos de fome que ensinam o que nunca foram na vida. Trabalham em 2 ou até mais faculdades para ter uma vida razoável, comem ovo e arrotam caviar.

      Agora estou em uma faculdade pública e não muita muito na parte de enrolação. Sempre terá muito inútil esquerdista desconexo da realidade (parece pleonasmo) botando as inutilidades dele como se fosse importante, até na minha matéria que é exata ainda tem um ou outro babaquinha. Mas como não tem relativismo, o que funciona, funciona e o que não funciona não funciona, não há espaço para esse tipo de gente.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  25. E quem já terminou o curso? Acha que vale a pena fazer uma pós em uma área mais específica, tipo contabilidade ou marketing?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marketing é continuar errando. Contabilidade é menos pior por ser mais de exatas.
      Fujam de cursos de humanas, os brainlets vão todos para esses cursos por não ter matemática, como a oferta desses tipos de profissionais é grande o salário é baixo. A simples lei da oferta e demanda agindo.

      Excluir
  26. Qual o melhor, Contabilidade ou Engenharia da Produção?

    ResponderExcluir
  27. Já tenho isso engasgado desde o dia da formatura. E nos últimos 4 anos senti na pele o quanto administração não vale a pena. Hoje nem esse título quero carregar comigo pois virou piada no currículo. Preferem contratar até mesmo jovem aprendiz pois dizem dar menos trabalho para entenderem o funcionamento da empresa, já que o que aprendemos em teoria na faculdade provavelmente só é realidade em algum filme ou série americano.

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!