Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

LG sacaneia seus consumidores

Vai demorar muito para eu trocar de celular, entrei no mundo dos smartphones em 2013 com um celular merdinha da Motorola, merdinha, mas bem competente, tanto que o bichinho, apesar de não ter mais nenhum suporte da fabricante na atualização do sistema e a comunidade de mods o conhecer, já que só foi lançado na banânia e América latrina, ele continua perfeitamente funcionando.

Cansado de sua lerdeza, boa parte causada pela falta de memória interna e a falta de opção de instalar tudo na memória externa, decidi que estava na hora de comprar um mais moderno.
 
Ganhando relativamente bem (em comparação a 70% da população) me sentia envergonhado ao ver os estagiários possuindo celulares mais rápidos, modernos e maiores que o meu.

Quando decidi pesquisar a compra de um novo celular.

Duro como sempre (eu tinha acabado de terminar a faculdade e gastar com uma festa de formatura [Chimpei e me arrependo amargamente]), estava tentando fazer valer cada centavo de minha nova aquisição. Queria um celular potente, mas que não custasse tanto. Um celular bom o suficiente para fazer ótimas fotos e jogar Dead Trigger 2, olha a burrada!

Quando certo dia um dos estagiários, o mais playboy deles, chega com um novo celular do tamanho de uma telha. Naquela época não era comum os celulares serem tão grandes. O iPhone 6 tamanho telha só tinha alguns meses de lançado.

Como um bom chimpa, ele passou o dia todo demonstrado sua nova aquisição pelos setores da repartição. Como o universo conspira para nossa destruição, comecei a perguntar para ele sobre as características do futuro destruidor de patrimônio.

Como um bom afegão médio, só escutei o que me convinha. A única coisa de negativo que eu tinha me ligado era que esquentava demais jogando, mas para mim não importava, pois rodava tudo quanto é jogo lisinho. O xeque mate da minha escolha foi à palavra mágica, melhor custo e beneficio. Só escutar o que lhe convém se chama viés de confirmação.

Realmente o celular na época era o que tinha melhor hardware/preço em comparação aos outros.

A melhor ferramenta para comparação de celulares nesse link abaixo (paga eu!)

Tudo celular, comparação de preços

Passei ainda alguns dias pensando, se iria realmente comprar ou não, para evitar a compra por impulso. Mas a lerdeza do antigo celular e o estagiário esfregando sua riqueza na minha cara já estavam me irritando profundamente. Passei duas semanas só pesquisando preços. E o porquê cargas d’água a LG tinha tantos modelos diferentes do mesmo celular e com preços tão diferentes, mas nada conclusivo.

Chimpanzé mexendo no celular
O estagiário enrolando o chefe e mexendo no celular só para passar o tempo.

Quando finalmente compro com fodendos R$ 200 de desconto a Obsolescência programada bate a porta e a LG lança seu sucessor o LG G4. Também em vários modelos e preços diferentes, mas com um valor de entrada praticamente proibitivo. Por isso ainda estava empolgado e feliz com a nova aquisição.

Passado 2 semanas, depois de explorado e mostrado todas as suas funções e ostentações tecnológicas para todo chimpa que aparecia em minha frente, o tesão acabou e aí que bateu o meu arrependimento.

13 megapixels para postar foto no Facebook? Grandes coisas! Nunca vou a lugares interessantes ou fodões para se mostrar por outros. Sem falar que a extensão de cores e contraste de qualquer sensor de celular não chega nem aos pés de uma DSLR podrona. E para mostrar ainda como não faz sentido comprar celular pela quantidade de megapixels, a imagem ainda é destruída ao ser upada para qualquer rede social.

Câmera lenta? Não explodo ou atiro em coisas! Ou sequer faço algum esporte radical. Ou seja inútil pra mim.

Filmagem em 4k? Pra quê? Ninguém tem um monitor ou tv com essa resolução. E como dito acima o contraste e a extensão de cores não chega aos pês de uma câmera profissional. Não serve para mim e nem serve para um cinegrafista de casamento. Não faria sentido deixar de usar algo profissional exclusivo feita para aquilo para usar um celular....

Processador rápido e memória maior, para quê? Se o sistema operacional só aumenta e fica cada vez mais pesado, fazendo com que uma atualização de hardware se torne inútil, pois o sistema continua tão lento quanto às os celulares anteriores.

Depois dessas 2 semanas eu já estava deprimido, pensando a grana que gastei com algo praticamente inútil só para se mostrar para os chimpas. E o que mais me entristecia era grana gasta nesse supérfluo que daria para comprar um PS4 ou Xbone que me faria muito mais feliz.

Agora vamos aos problemas inerentes do produto.


Tela Quad HD

Embuste, jogada de marketing, feita somente para vender e dar raiva a seus consumidores. Quem disser que faz diferença ter uma resolução de 1080p em comparação a 1440p em uma telinha ou é burro ou é mau caráter e está ganhando para isso. A única diferença que você vai sentir é na temperatura e desempenho do celular que cai drasticamente e isso é demonstrado bem em testes quando se compara ele com outros celulares com o modelo igual de processador. Nunca que você irá conseguir ver sua tela em brilho máximo, pois é preciso tanto processamento que o celular vive superaquecendo e a bateria se esgota rapidamente.
Por causa dessa estapafúrdia em alguns benchmarks até o celular da geração anterior (LG G2) ainda consegue ter um desempenho maior que ele.

Dependendo das aplicações que você usa no aparelho, ainda é possível até de reiniciar. Solução?

Pasta térmica!



Software

Apesar de ter poucos bloatwares, às vezes o sistema teima em travar. Tem a opção de manter dois aplicativos abertos, mas somente os nativos do google, mas sua execução fica insustentável se o celular não estiver plugado a uma tomada, pois só a tela, como já dito anteriormente, já faz todo o trabalho de drenar a bateria. Ainda há bugs na abertura da câmera, ou trava ou sai do aplicativo, é comum dar travadas perturbadoras que só são resolvidas após a retirada da bateria.

Carregador sem fio

Esta é outra extravagância. Não bastava todos os outros acessórios serem completamente inúteis e caros como a capa Quick Circle, ou a capinha de proteção ter que ser especial, pois as de borracha não funcionam com o carregador wireless. Enfim, a intenção do carregador sem fio é inútil, já que usa a mesma caixinha, o mesmo cabo e ainda complica por tem um passo a mais, a de conectar o USB no carregador para depois descansar o celular em cima.

Tá, até é legal ver o celular carregando sem nada o conectado, mas só nos 5 primeiros  minutos, pois logo depois você percebe que para fazer uma carga completa vai levar pelo menos a dia todo!

Só aqui neste artigo são listados 17 problemas comuns que só VOCÊ pode resolver neste aparelho.

LG G3: 17 Problems Users Have, and How to Fix Them 


Procurando no reclame aqui você pode conferir a quantidade absurda de reclamações desse modelo. O aparelho é tão zoado que clientes inconformados criaram não uma, mas TRÊS paginas de protesto no Avazz.

LG, juizado de pequenas causas, PROCON.: Conserto totalmente arcado pela empresa

LG Electronics: Providencias a respeito de problemas relacionados a bateria e tela do LG G3

LG Electronics do Brasil LTDA: Recall LGG3 D855P 


Tenho até algumas soluções que irei abordar logo à frente.

Agora deixando de lados as especificidades somente deste aparelho, iremos abranger para outros modelos da mesma marca.

Donos do G4 reclamam de problemas envolvendo a tela da LG 


Mesmos problemas que ocorriam no LG G3, aquecimento na tela, reinícios aleatórios, travamentos e agora um novo, não reconhecimento do touchscreen.

7 problemas do LG G4 e como resolvê-los 

Só de ler os comentários já me dá gastura. Como um celular tão caro pode ser tão lixo?

LG se pronuncia, reconhecendo problema grave do G4 e oferecendo reparos 

LG fazendo Mea culpa “Os incidentes com o LG G4, segundo a fabricante coreana, não foram restritos a uma região específica e acontecem devido ao mau contato entre alguns componentes internos.” OU seja ERRO DE FABRICAÇÃO!

Caramba, será que eles não aprendem?

7 problemas do LG G5 e como resolvê-los 

Consumidores do LG G5 reclamam da alta frequência de problemas com o aparelho 


Nem precisa ler os comentários, pois todas as reclamações são parecidas com as anteriores, só mudando o fato que agora não só o celular é um lixo, como seus módulos também.

Não basta te sacanear na garantia (detalharei mais a frente), em um produto mal acabado, eles ainda tem a coragem de sacanear até no preço com hardware inferior!

Pode ser pior: LG G5 brasileiro, capado, pode custar mais caro do que S7 e iPhone 6s 


Não é atoa que sua divisão de celulares só vem tomando prejuízo atrás de prejuízo.

LG admite que ninguém ligou para o seu smartphone modular e vai deixar a ideia de lado 

O LG G5 tentava ser inovador e único, ou estranho o suficiente para causar algum barulho. Infelizmente, era um conceito interessante e muito estranho na prática, porque o sistema modular exigia desligar o aparelho, ejetar uma bateria e colocar um outro módulo.Jênios!

Problemas do G3 após o período de garantia

Parece sacanagem, mas não é. É algo comum relatado na web celulares da LG que logo após o termino da garantia dar algum problema estranho, seja de software ou hardware. Vou listar alguns aqui pelo que passei.

Touchscreen falhando.

De uma hora para outra ele começa a flicar, dá toques onde não existe, às vezes até apaga a tela de tão bugado que o Touch fica. Minha solução? Apertar a base do celular, alivia um pouco os sintomas. Ele normalmente aparece quando o celular esquenta, ou seja, quase sempre. A solução é só trocando a tela mesmo e ainda sim pode continuar com o mesmo problema,  pois a raiz do problema está no projeto, mas quem disse que eu vou trocar? Vou levando até ele parar de vez.

Se for louco(a) o suficiente, tem esse procedimento aqui.

RECUPERANDO TELA TOUCH SCREEN 


Várias pessoas disseram que deu certo esse jeitinho brasileiro, mas eu não tenho coragem e nem grana extra para comprar uma nova, caso dê errado.

Sensores pararam de funcionar

Simplesmente após uma semana do término da garantia, os sensores de movimento/rotação, Luminosidade e aproximação, não funcionavam de jeito nenhum. Chamadas para meu aparelho simplesmente ficavam na tela preta se não botasse no viva voz. Precisava ver alguma coisa de outro ângulo, não funcionava, pois os sensores de movimento não funcionavam. Áudios do WhatsApp era impossíveis de se ouvir sem colocar o ouvido no aparelho, pois o sensor de proximidade achava que estava com a orelha colada nele. O brilho automático da tela também parou, pois o sensor de luminosidade não estava funcionado. OU seja, o celular ficou praticamente inutilizado!

Graças à internet, descobri outras pessoas com os mesmos problemas e as mais variadas soluções. Desde bater de leve 3 vezes em cada canto ou até mesmo reinstalar todo o sistema.

Não é só um, como tem vários outros:

LG G3 Screen Rotation Problems

Rotation not working on LG G3 

Proximity Sensor Problem (Solved) 


Parei por aqui, pois são muitos.

Parece que esses executivos acham que vivemos nos anos 90 onde era difícil de conseguir informações livres na internet. Fiz de quase tudo, instalei o CPUZ e ele não acusava nada, nem curto nos circuitos. Baixei aplicativos para recalibrar a tela e sensores e a única coisa que o celular fazia era travar. Parecia coisa programada mesmo.

Reinstalei o sistema pelo menos umas 3 vezes, na última vez atualizei o Android  e desisti, já que como relatado por outros usuários depois de 3 dias tudo voltava ao normal.

E não é que em 3 dias tudo voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido? Fizeram de propósito, como uma boa jogada de má fé para o cliente levar para a assistência técnica, pagar uma nota preta, eles não fazerem nada e em 3 dias devolver o aparelho como se tivessem feito alguma coisa.

O celular reinicia quando abre o GPS ou outra aplicações mais pesadas.

Esse era o que me dava mais raiva, pois era exatamente quando eu mais precisava dele, o maldito simplesmente reiniciava com a bateria mais baixa ainda. Depois de umas três tentativas a bateria já estava completamente drenada, a minha sorte é que estava também com o Motorola merdinha velho.

Depois de um tempo, nem levou dois dias para ele não ligar mais. E só ficar ligado se estivesse na tomada, era tirar do carregador e o bicho apagar.

Desconfiei logo que poderia ser a bateria. Lá fui eu pesquisar o preço de uma bateria nova e se realmente era esse o problema. Dar R$ 140 em uma bateria? NUNCA!

Pesquisando e lendo vários relatos vi que é pura sacanagem da LG mesmo! Mesmo com uma bateria nova o problema volta rapidamente, já que tem um dispositivo que se deteriora em um tempo determinado de propósito! Só mais uma estratégia para comprar um novo celular.

Como solucionei?
Achei esse vídeo na internet, ele explica melhor como funciona esse dispositivo, como arrancá-lo.



Se não tiver saco ou nem tempo para ver meia hora de vídeo, veja logo abaixo meu tutorial.
Lembrando que não me responsabilizo por eventuais danos causados que você mesmo(a) possa realizar.

Você só precisará de um ferro de solda.
Se não tiver precisará de um arame de pão e uma pequena chave de fenda.

Pequena chave de fenda
Quanto menos melhor, o trabalho irá ser delicado.
1º Passo: Descole a parte de cima do adesivo que cobre o plástico dos conectores.

2º Passo: Retire este plástico, ele é sai fácil.

3º Passo: Levante a placa lógica na forma que está na imagem abaixo tomando cuidado para não arrebentar com a conexão da placa. Pode ficar tranquilo(a) que ela desgruda fácil.

4º Passo: Localize o a pecinha que está na imagem abaixo, é nele que está a sacanagem.
Bateria LG G3 Armadilha

5º Passo: Retire-o com o ferro de solda. No meu caso da primeira vez que fiz, o ferro de solda estava ruim então só derreteu a parte plástica, mas não dessoldou as partes metálicas. Então peguei a chave de fenda e raspei até ficar no metal.

Bateria LG G3 Armadilha Raspada
Pecinha raspada
Bateria LG G3 Armadilha pecinhas retiradas
2ª tentativa com ferro de solda bom. Pecinhas retiradas

6º Passo: Solde de volta a lingueta metálica que fica abaixo de onde ficava a pecinha com o contato do mesmo. Como o ferro de solda estava ruim da primeira vez não soldei, então coloquei um pequeno pedaço da borracha que isola o arame de pão para dá suporte e não amassar a lingueta de metal quando colocasse a placa de volta para manter o contato da mesma.

Arame de pão desencapado
Bateria LG G3 Armadilha Lingueta de metal
O pedaço da borracha em baixo da lingueta de metal.
7º Passo: Colocar a capa plástica dos conectores e ser feliz.

Bateria LG G3 Armadilha Resultado
Ficou meu arregaçado, mas funciona!
LG G3 Depois de recuperada a bateria
Olha a desgraça finalmente funcionando!

Agora ele voltou a funcionar dentro de sua normalidade. Com os mesmos problemas de tela, aquecimentos, travamentos, tudo dentro da normalidade de um LG G3.

Ferrado e sem grana vai demorar é muito para eu comprar um novo celular, só troco agora quando esse não passar de um peso de papel.

E qual é o motivo para eu não trocar de celular tão cedo? Esse aqui:
Esses dispositivos não redefiniram o jeito que usamos o celular, nem deixaram os aparelhos com velocidades absurdas, nem nos deu uma autonomia de bateria extraordinária. Cada um desses celulares foram apenas um mero aperfeiçoamento dos modelos do ano passado. E todos eles são realmente muito similares em alguns aspectos.
Não há mudança significativa que justifique a compra de um novo celular. São vendidos como a solução dos seus problemas (que antigamente nem existiam), mas atualmente todos não passam de patos, fazem tudo, mas não faz nada direito.

Aos executivos(as) da LG que se sentiram ofendidos com as verdades expostas neste posts, me paguem que eu excluo. Mas tem que ser uma grana boa para justificar essa omissão de fatos!

CELULARES LG NUNCA MAIS!

Fui!

15 comentários:

  1. Normalmente a empolgação com qualquer novo produto passa bem rápido mesmo. Nem a empolgação com um carro novo dura muito tempo. Quando detectei isso pela primeira vez mudei radicalmente meus critérios de consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O difícil é detectar estando cercado de outras pessoas que pensam exatamente ao contrário.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  2. Eu tenho o meu Moto G primeira geração e não vou trocá-lo tão cedo.

    Pura macaquice ficar trocando de celular e enriquecendo essas empresas. Se o cel navega na internet e roda joguinhos para se distrair no busão já deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa anon,

      Tenho um em casa também, já tá começando dar umas travadas chatinhas, o bom que ele tem mods do cyanogen, então ainda dá para mantê-lo atualizado.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  3. Eu comprei samsung e não me arrependi. Também é o primeiro celular decente que tenho, portanto não tenho parâmetros ahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muitos reclamando do touchwiz, quando procuro um celular, procuro o com Android mais puro possível. Quanto menos aplicativos pré-instalados, menor a possibilidade de travamentos.

      Abraços e volte sempre!!

      Excluir
  4. se eu fosse você vendia ele e comprava outro qualquer. o que mais tem é grupos no facebook de compra de celulares usados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar o meu ruim por outro pior não é minha prioridade. Vou usá-lo até virar peso de papel.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  5. Marcas "confiáveis" pra celular (quando se compra) = Sony, Samsung, Motorola

    Agora quando der "pau" esqueça garantia, autorizada...A dor de cabeça e os meses de idas e vindas do celular sem resolver o problema não valem a pena, o prejuízo é muito maior. Não tem jeito, comprar outro é necessário.

    Por isso acho que nunca é válido pagar mais de 1k em um celular, o recomendado são modelos intermediários entre 600~1k. O resto é ostentação barata, tem modelos muito bons nessa faixa de preço, sempre fiquem ligados nas promoções (acompanhem a área de Promoções do fórum Hardmob)

    E outra coisa, NUNCA comprem garantia estendida, seja de 1, 2 ou 10 anos. Essa bosta é só pra tirar dinheiro de trouxa, ninguém vai usar isso depois que a garantia "normal" do celular vencer, e as empresas canalhas colocam mil defeitos no celular pra falar que "isso a garantia não cobre".

    ResponderExcluir
  6. Pesar bem a escolha da próxima vez hein!
    Já não achava muita graça na LG, agora que não compro nem fodendo msm.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LG = Legião Gay (lembra quem patrocinavam?)

      Excluir
  7. Meu primeiro celular foi um LG e a bateria ia para o saco rapidinho...... isto hás bons anos atrás... LG nunca mais...... Só compro Samsung......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que a Microsoft comprou a Nokia e cagou com tudo. Ela tinha os melhores celulares, pena que não se atualizou com as necessidades dos consumidores e morreu.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  8. Hoje passo longe de qualquer coisa LG com uma tela (quase tudo), sempre foi lixo. Há quase 10 anos (eu acho) todos os parentes e conhecidos que usavam o lanterninha LG kp105 sempre pifava a tela; Monitor já tive e queimou sozinho, irmão teve smartphone em 2011-2012 o 1º defeito foi na tela, do nada; TV de tubo mesma coisa; já fui em assistência técnica de colega do meu pai, sempre foi cheio de TV dessa marca , tubo ou LCD/LED, tudo lixo.

    Graças à extrema pobreza + autoconsciência nunca caí na Matrix de smartphones/eletrônicos ostentação. Como dito acima, o limite é 1k e nada de recursos modinha como os q tu citou.

    Porra, Pobre, agora to vendo aqui: PC gamer 4k, Unichimpa particular, smartlixo ostentação...
    Vc se arrombou na Matrix do consumo

    ResponderExcluir
  9. Vou te responder cronologicamente:

    Unichimpa = Pressão da namorada que ganhava mais do que eu + frustração por não ter passado para os cursos fodas das federais pra que prestei, antigamente ENEM não servia pra nada e cada universidade tinha seu próprio vestibular + Matrix dos universitários (não ser formado = não ser ninguém).

    PC gamer 4k = Sempre tive o costume de renovar o pc pra deixar ele legalzinho e gastar no máximo 1,3k. Tinha acabado de me formar, estava com folga no orçamento. Em menos de 1 mês estava em um emprego pagando bem, algum tempo depois o pc pifou, se sentindo rico (sem faculdade pra pagar e namorada pra bancar) foi lá eu montar um pc que rodasse todos os jogos da época no ultra. Não podia dar outra, 4k mal investidos.

    lixophone ostentação = Se achar rico e se sentir humilhado pelo estagiário ganhar beeeem menos que eu e ter um celular decente, não ser chamado de muquirana pelos coleguinhas do trabalho.

    Ainda tem mais da Matrix do consumo: Eu só usava tênis de R$ 50 da impecável, a partir do dia que vi um mendigo usando um tênis da Adidas, pensei assim: Se o mendigo tem poder aquisitivo pra isso porque eu não? hahahahah

    Acho que esse foi o único consumo consciente, porque antes comprava pelo menos uns 6 tênis por ano, com R$ 160 dá pra comprar um da marca que dura pelo menos 2 anos e é bem mais confortável e de quebra ainda causa menos repulsa as buças.

    Abraços e volte sempre!!!

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!