Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Alternativas para o Kindle

Bem estamos aqui em mais um post aleatório quinzenal. No próprio titulo já demonstra o assunto que será discutido no decorrer deste post.

Diferente de outros artigos que tem por aí, não irei falar de outros aparelhos concorrentes, mas sim alternativas para pobres racionais. Já que praticamente todos os aparelhos no mercado são tão lixos quanto o Kindle. Se não leu o meu post sobre o review do Kindle clique aqui. Você entenderá porque o aparelho não passa de um produto de marketing emocional e não de utilidade real.

Tudo que você precisará será uma conexão com a internet e um celular ou tablet ou PC. Sim! Só isso.

A alternativa mais humilde e funcional:

PAPEL

Custo: Tinta e papel.
Sim o velho e milenar papel. Você pode fazer tudo que o Kindle tentou copiar, como marcações de página (a velha orelha), marcar texto, fazer observações, rascunhos e etc. Sem falar que não precisa ficar se preocupando com a fonte, formatação e etc., pois é exatamente aquilo que os autores propuseram, diferente do Kindle que tem uma boa quantidade de publicações da própria loja que são mal diagramados.

Papel velho, mapa do tesouro

Mas P.S. não tenho impressora, tinta é muito cara, papel é caro, imprimir é caro!

Não ter impressora: Imprima na faculdade, dê um migué qualquer, imprima no trabalho, imprima na casa do Pedrinho, imprima em qualquer lugar!
Tinta é muito cara!: Recarregue seus cartuchos, compre tinta de 2ª linha, tutorial de como fazer tem aos montes no YouTube, compre uma impressora com bulk já de fábrica, ou faça como na dica acima, imprima no trabalho, faculdade, biblioteca e etc.
Mas papel também é caro!: Você não quer facilitar mesmo né? Imprima em frente e verso e se as letras forem de um tamanho bom, imprima em modo folheto também. E/ou faça as dicas anteriores.

Agora essas próximas dicas se aplicam tanto a tablets como celulares.

Kindle
Custo: Celular, tablet ou PC.
Ler no aplicativo do Kindle é a mesma coisa que ler no aparelho, com a única diferença que não é preto e branco e mais lenta que um bicho preguiça. Há também todas as limitações, como ler somente os livros da loja, faz ser quase impossível adicionar qualquer outro livro que não seja da Amazon e não sincroniza com todos os dispositivos conectados. Se quer ter a experiência (ou dor de cabeça) de ler em um Kindle sem gastar um tostão essa é a alternativa.

Custo: Celular, tablet ou PC.
É o leitor oficial da Adobe, a criadora e detentora por muitos anos do formato PDF. Sem dúvida é um dos melhores leitores de pdf para tablets e celulares.  Dá para utilizar o recurso leitura, onde ele quebra o textos para caber mais confortavelmente na tela do tablet ou celular exibindo ainda imagens, tabelas e outros elementos gráficos. Permite botar em modo noturno para menor agressão dos olhos. Há alguns bugs em PDFs com imagens no fundo da página e em algumas tabelas e diagramas, mas continua sendo um dos melhores.

Custo: Celular ou tablet.
É um ótimo leitor apesar de ser bem lento com PDFs escaneados. Ele possui a função de refluxo, que quebra a página para caber na tela. Sua melhor função é a leitura com voz automática, se não aturar mais a voz do google tem outros à venda na loja, eu acho a Natural voices o melhor pacote de voz e só custa R$ 10, tem versão grátis para testar antes de comprar. Ao tentar fazer o refluxo de PDFs escaneados mostra uma página com texto, outra página com a imagem do fundo, outra com texto e outra com imagem de fundo e assim sucessivamente. Diferente do Adobe, não deu erro no pdf gerado pelo Calibre. O maior defeito dele é a quantidade excessiva de ads, chega ser irritante.

Custo: Celular, tablet ou pc.
Leitor já conhecido e bem estabelecido no mercado. Permite vários tipos de marcações nos arquivos. É capaz de ler PDFs escaneados, tem 2 opções de refluxo de texto, onde uma é somente texto e a outra além do texto contém as imagens. Só que o refluxo exibindo somente texto também pode exibir erros de Glyphs, já a com imagens não. Não exibe tabelas em qualquer um dos modos, além de ser lento.

Custo: Celular ou tablet.
É um dos mais completos, consegue fazer o refluxo até de PDFs escaneados! Lê formatos como ePub, MOBI e ainda outros, tem leitura em voz do texto, tem uma estante bastante organizada, marcações de texto, temas com planos de fundo e cor de texto diferentes, um até imitando a cor de papel. O maior defeito dele é não exibir imagens nem tabelas no modo refluxo, além de mostrar possíveis erros do texto, pois não usa os Glyphs (imagem das fontes), mas sim o texto real.
Se não é o melhor, é um dos melhores.

Gaaiho PDF Reader
Custo: Celular ou tablet.
Tem praticamente todas as funções dos aplicativos listados acima. Como marcação de texto, marcação de página e etc. Tem reflow, aceitando até PDFs escaneados, mas não exibe tabelas, imagens e etc. neste modo. Além de exibir o texto real e não os Glyphs (imagens das fontes)  mostrando erros de OCR ou erros do próprio texto caso o arquivo esteja corrompido, igual no post anterior onde o leitor exibe X, mas o texto de origem é Y. Outro defeito dele é ser bastante lento.

Xodo Docs
Custo: Celular ou tablet.
Apresentas as mesmas funções, como organizador (estante virtual), marcadores, escrever e desenhar sobre o pdf. Tem a função de reflow, mas ao fazer isso não exibe tabelas, imagens e etc.

EBook Reader & PDF Reader, PDF Reader & Ebook Reader e outras cópias.
Custo: Celular ou tablet.
Tem um monte de leitores de PDFs no google play, mas a grande maioria não passam de cópias uma das outras, o que você faz em um, faz exatamente a mesma coisa em outro. 99% deles não quebram o texto para preencher toda a a tela e a única característica que ressalta é o corte automático de margens, aumentando a área de visualização apenas para o que é útil. Também podem mudar a cor do texto e plano de fundo.

Copi cola
E assim caminha o mundo...
Resumo então nesta tabela todas as funções dos aplicativos testados usando a função de refluxo do texto.

📱 Refluxo 🖼 Imagens 👄 Leitura ◰ Tabelas ▞ Glyphs 🖻 PDF escaneado Obs.:
Kindle n/a n/a n/a n/a n/a
n/a
Não aceita arquivos externos.
Adobe Acrobat Reader ✔️ ✔️❌ ✔️❌ ✔️ Refluxo não funciona em PDFs escaneados
Polaris Office
✔️
✔️ ✔️ ✔️ Lento
Foxit PDF Reader & Editor ✔️ ✔️ ✔️❌ ✔️ Lento
Na opção de reflow sem imagens pode apresentar erros de Glyphs
PocketBook reader
✔️
✔️ ✔️ Abre ePub e outros formatos
Gaaiho PDF Reader
✔️

✔️
Lento
Xodo Docs ✔️
EBook Reader genérico e cópias n/a n/a n/a n/a n/a Exibe somente o PDF original como qualquer leitor genérico.

Porque não listei programas de PC para leitura de PDF como alternativas? Pois o PC é a que mais agride os olhos, causando secura e ardência, tornando impossível ficar muito tempo olhando fixamente para a tela do PC. Além de que normalmente a tela é bem maior que a de um tablet ou celular, o que não faria sentido eu procurar exatamente aplicativos que fazem o refluxo de texto para ler em telas pequenas.

Poh P.S. você só listou aplicativos de Android! Mas é claro! Android é o sistema mais utilizado e quem usa Iphone não lê, porque se soubesse iria saber que queles números nos preços são muito mais altos do que em outros celulares de igual ou maior desempenho e nunca que compraria um Iphone. De qualquer forma se você procurar no iTunes é capaz de achar a maiorias desses aplicativos, não seja preguiçoso(a).

Piada velha, Iphone vs pedra vs Galaxy s ii
Essa piada nunca fica velha hehehe

Para pessoas que sofrem de dislexia igual a mim, um ótimo recurso é a utilização do programa balabolka (opensource) com vozes da Nuance, pois mesmo as vozes de baixa definição são excelentes, já que tem uma boa entonação e ainda são melhores que as da Loquendo. Além de poder acompanhar o texto, o programa permite exportar o áudio em qualquer formato que você queira (Wav, MP3, ogg e etc.) Outra boa alternativa é a Natural Reader, é online, as vozes premium são as melhores que já ouvi na minha vida, mas há o limite de utilização de apenas 20 min por dia. Acabando esse tempo só pode utilizar a voz grátis que parece estar narrando um enterro. E não exporta áudio.

Pasta de arquivos usados como benchmarking: Google Drive


No post sobre o Kindle, um anônimo comentou sobre o programa K2pdfopt para a conversão de pdf para leitores de ebooks e que a conversão ficaria perfeita. Desconfio de tudo que dizem ser perfeito, então fui tirar a prova. Primeira coisa que percebi foi que ele não se dá bem com PDFs escaneados, exibindo a imagem do fundo da página, conteúdo, fundo de página, conteúdo, igual ao Adobe do celular quando está em modo reflow.

Outra deficiência é que transforma todas as páginas em imagens, repito, todas as páginas em imagens, aumentando monstruosamente o tamanho do arquivo final. E como todas as páginas são transformadas em imagens estáticas tira completamente uma das características principais de ebooks: A possibilidade de trocar a fonte, seu tamanho, espaçamento e estilos e etc. E também quebra imagens.

imagem quebrada erro em diagrama

K2pdfopt: Reprovado!

Esse comentário então me fez continuar na busca de alternativas para conversão de PDFs para ebooks. Navegando (termo de velho) na interwebs descubro em um fórum voltado só para leitores digitais, um tópico de quais seriam as melhores soluções para fazer o refluxo de texto de um PDF.

Entre várias soluções, dentre umas bem antigas e que nem funcionam mais por falta de recursos (a Amazon comprou uma das empresas de um dos programas usados e extinguiu a mesma) acabo encontrando esta solução aqui, What is the best way to reflow the PDF, onde o usuário Starko faz um passo a passo da melhor maneira que ele encontrou para fazer esse serviço (também achei).

1) Usar o programa Briss para cortar cabeçalhos e rodapés.
2) Usar o ABBY FineReader para fazer o OCR e converter para docx/rtf
3) Editar o texto da melhor maneira possível no Word e salvar como página html filtrada.
4) Depois importar no Calibre (basta arrastar pra cima do programa) que cria um arquivo zipado do html
5) E finalmente converter o zip para MOBI usando o Calibre

As vezes ele edita o html zipado e repete o passo 5) algumas vezes para ter um resultado perfeito.


Já eu desenvolvi um método mais prático. Depois de revisar os caracteres de baixa confiança e revisar o texto no próprio ABBY FineReader (passo 2) exporto para docx nas seguintes configurações.

Abby FineReader, como exportar para docx

Então no Word excluo a primeira página (que seria  capa), faço as formatações pertinentes, como marcar títulos e subtítulos, salvo (passo 3) e importo como docx mesmo no Calibre, coloco os metadados, a imagem da capa (passo 4) e então faço a conversão (passo 5).

Os resultados você pode ver aqui:
Convertido em .Epub
Convertido em .Mobi

Sim dá todo esse trabalho para converter em algo aceitável nos leitores de Ebooks, por isso eles são um lixo.


Bônus!


Para você que teve paciência de ler até aqui te presenteio com 2 lugares perfeitos para encontrar livros, revistas e etc. Em vários formatos e tudo inteiramente de graça!

Esses dois sites são:

Le livros - Mantido por estudantes portugueses é o melhor site no quesito livros grátis, eles trabalham com o formato epub, mobi, pdf e ainda dá para ler online.

Epubr club - É outro ótimo site para baixar livros e revistas grátis, só que a disponibilidade dos arquivos depende muito da publicação, pode ser só pdf, só mobi, só epub, como também pode ter a publicação em todos esses formatos.

Outra alternativa:

Pasta googledrive com a maior biblioteca de epub e pdf do mundo (pelo menos é assim que o autor da pasta descreve). Tem de tudo que se possa imaginar, o conteúdo é enorme! Meio desorganizado, mas tem muita coisa interessante.

Bem é isso até a próxima!

FAREWELL!

10 comentários:

  1. Pra mim, só papel. As vezes eu penso no custo da impressão e por enquanto comprar o livro sai mais barato levando em conta a qualidade. Ainda não tenho onde dar migué.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que o Livro ainda tem a possibilidade de revenda.

      Agora para quem é estudante, vive no dilema de escolher entre xerox e coxinha e não pode ficar comprando livro pra fazer as citações em trabalhos, papel ainda continua sendo mais barato. O máximo que vai usar é 2 parágrafos e olhe lá. Então tá de boa.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  2. Estou usando e gostando mto do kindle e a maioria dos livros que eu queria ler consegui no fomarto mobi no le livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site Le livros é o melhor no assunto, já que não é preciso ter a dor de cabeça para converter os livros para o Kindle. Não é perfeito, mas é de graça. E isso é o mais importante para compensar a compra de um aparelho caro e deficitário.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  3. Ae colega...depois me add no blogroll...resolvi entrar nessa empreitada de finanças mesmo estando na luta diária...

    https://gariadvogado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bem completo o post. Mas se você souber usar o Sigil dá pra fazer muita coisa. É preciso porém ter um bom conhecimento em XHTML e CSS antes.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou adepto aos livros de papel, contudo, após adquirir um Kindle, percebo que o gedget é muito prático!
    Atualmente sigo com ebooks apesar de preferir os livros de papel.
    A pessoa precisa utilizar por algum tempo para adaptar-se, depois, só alegria, rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um lev que lê epub mais prático mais gostaria de ter um lobo que lê CBR quadrinhos porém é meu companheiro fiel no transporte público pois é discreto não pesa tenho todos os livros a mão ou seja qua do enjôo do livro eu troco e o principal não preciso ficar carregando direto devo carregar 1 vez em 2 meses ponto negativo o tamanho da tela e o botão de ligar que vai dar problema cedo ou tarde para min melhor compra que eu já fiz tecnológica na minha vida
    Mudou minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do aprendizado graças a pirataria lê livros e exilado dos livros não acharia vendendo e nem teria dinheiro e nem experimentado ler sobre vários assuntos se não fosse a pirataria e para PDF horrível

      Excluir
  7. Converter cbr para epub é fácil, tem um monte de site que faz e também tem como fazer no Calibre. Já a qualidade que fica eu já não sei o que opinar, nunca fiz esse tipo de conversão, mas pelo que vi no fórum mobileread nunca fica perfeita.

    Quando estava pensando em comprar um ereader uma das minhas opções seria o Lev, como algumas pessoas com quem conversei falaram não prestava descidi comprar o kindle e me arrependi amargamente. A lambeção de saco da Amazon pelos seus usuários com suas opiniões quase que religiosas, acabou pesando mais na compra. Se eu não estivesse vidrado em concursos provavelmente nem teria comprado e teria esperado a chegada de leitores com tela colorida a um preço acessível. Pelo que andei pesquisando os aparelhos continuam muito primitivos.

    Só comprarei um novo quando eu for um rico entendiado.

    Abraços!

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!