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segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A "Experiência" Outback

Depois de quase um ano após o início da escrita desse post, resolvi tomar coragem e retornar a escrevê-lo. Não que tenha muita coisa para falar, mas que passei um período bastante longo desanimado (ainda estou), atarefado com faculdade e meu interesse mudou para outras coisas.

A imagem

Como qualquer restaurante que queira parecer importante o Outback mantém algo que chamamos em marketing de demanda artificial. O produto e serviço pode nem estar sendo tão cobiçado, aguardado ou utilizado, mas precisam fazer parecer que estão assim.

Como em uma balada barata, a entrada é pequena para esconder seu interior, com uma combinação de vidros escuros, ambiente pouco iluminado e janelas acima da linha de visão das pessoas sentadas, seguem a fórmula de esconder a lotação do salão tirando a possibilidade de o cliente saber se o local está vazio ou não, passando o poder diretamente para a atendente.
 
Entrada do outback em algum shopping
Observe as persianas nas janelas.

 A imagem acima é só um exemplo de como fazer essa estratégia de esconder o salão, na imagem abaixo é o tipo de loja mais comum encontrada nos shoppings brasileiros.

Entrada de um outback de shopping
O ambiente é tão escuro que só é possível ver um vulto no fundo da foto.

Estranhamos por não ter nenhuma fila, não era cedo, já estava até tarde para a hora do almoço. Chegando na entrada, fomos bem atendidos pela atendente, como querem passar a imagem de um restaurante de alto valor veio com aquelas perguntas padrões, mas que faz com que os desavisados se sintam especiais.

-Olá, boa tarde, tudo bem? Já conhecem o Outback?
-Não
-Sejam bem-vindos então, aguardem só um momentinho porque a atendente fulana está escolhendo a melhor mesa para lhes atender.

Nessa foram-se 5 minutos esperando, criando expectativa. Lembra da demanda artificial dos primeiros parágrafos? Pois é, é preciso criar essa demanda tentando gerar fila e uma imagem que adentrar aquele restaurante deve ser bastante aguardado. E pelo jeito deu certo, porque apareceu mais um casal e algumas pessoas atrás da gente.

Fomos levados a mesa e:

Salão vazio do outback
Assim mesmo, completamente vazio

Esse foi o primeiro susto. Tanta demora e expectativa criada para entrar em um restaurante que estava vazio. A mesma sensação que você tem em esperar para entrar em uma balada que dizem ser a balada da sua vida, mas quando entra só estar você, o DJ e o barman, mas você não vai embora por conta da Falácia dos Custos Irrecuperáveis, o pensamento é o seguinte: já perdi tanto tempo esperando, vou ter que pagar a comanda então vou ficar por aqui mesmo.

O segundo susto foi ao abrir o cardápio. Uma caipirinha R$ 24, coisa que você encontra em qualquer lugar pela metade do preço e na lapa meio litro por R$ 7.

Tudo o olho da cara, como fomos para comer a carne que estavam fazendo propaganda, foi esse prato que pedimos. Minha namorada pediu um suco e eu um chope Brahma. Para enganar o estômago enquanto a gente esperava, a atendente nos trouxe um pão integral com uma manteiga insossa. Sinceramente não sei como as pessoas fit se enganam comendo esses tipos de pães, pão é pão e o pior esses integrais preto são horríveis!

Depois de quase mofar junto com o a mobília que nunca recebe a luz do sol e nem deve ser limpa direita, porque naquela escuridão não dá para ver nada direito, chegaram nossos pratos junto com as bebidas.

A costela estava maravilhosa, durante as primeiras garfadas, porque tinha tanta gordura que menos da metade dela já estávamos tão enjoados que mais uma garfada era certeza que iríamos gorfar. O arroz que pedimos de acompanhamento, o tempero dele era simplesmente Sazon®. O chope veio água pura e o suco dela parecia aquelas poupas congeladas que você encontra no supermercado, nem colocar o mínimo de açúcar colocaram.

Pedimos para embalar a outra metade da costela para viagem e fomos embora se sentindo enganados, já que uma amiga nossa vive frequentando e falando muito bem, apesar dela ser uma pobre que se acha rica.

Cometemos o erro de ir uma segunda vez para ver se nós e que estávamos errados com a nossa primeira impressão. Conformidade social é uma bosta, mesmo você estando certo, você acha que está errado porque todos os brainlets ao seu redor acreditam e gostam se enganar folheando merda em ouro, o pior, se você mostra que eles estão errados, ficam com raiva é de você e não de quem os enganou.

Nada diferente da primeira vez, demora, mesmo com o restaurante vazio, ambiente escuro e com aspecto de sujo, pão integral horrível, arroz temperado com Sazon® e dessa vez pedimos as especialidades da casa, que não eram nada demais, o cheddar não era cheddar, o refrigerante veio como o chope que pedi da primeira vez, completamente aguado. Minha namorada até ficou encafifada, pensando se eles reaproveitam o resto de refrigerante de outros clientes que deixam na caneca, pra vir aguado e sem gás daquele jeito, estamos no Brasil, então nada é impossível. 

Veredito final

O Outback não é nada diferente de outros restaurantes, porém com um preço bastante elevado para o que oferecem. Qualquer restaurante tradicional, daqueles que boomers atendem, vem muito mais comida, muito mais gostosa e muito mais barata, ou seja, vale muito mais apena ir no restaurante ao Manoel do que ir no fastfood metido a besta chamado Outback. Lembre-se que o McDonald’s também é restaurante, com a diferença que você é atendido(a) rápido é barato e muitas vezes mais gostoso.

Perceba que o Outback, assim como comida japonesa, só tem apelo com aquelas pessoas que não saíram da puberdade intelectual, exigem frequentar não porque a comida seja boa, mas porque as amigas e influenciadoras dizem que é bom.  Sempre são as patricinhas que adoram porcarias só por estar na moda e como mimadas que sempre foram, vão continuar frequentado porque ou o pai paga, ou o ficante e/ou namorado bestas pagam para fazer a vontade delas, um ser que só envelhece na idade, mas não amadurece nos pensamentos.

Ah se for pedirem saladas, cuidado com as larvas.


FAREWELL

8 comentários:

  1. Cara , sua história me fez rir muito porque eu também entrei em algumas roubadas iguais a essa.

    Parentes deslumbrados me convidavam pra almoçar ou jantar em lugares badalados apenas pra eu comer arroz requentado de dois dias atrás por um preço da hora da morte , e eu caipira bobão ainda ia até perceber que todos esses lugares são assim .

    https://rasratel.blogspot.com/

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    1. Lembrei de uma conhecida ex de um amigo meu. Sempre que a gente vai para um bar, em vez de pedir o x-tudo do bar que é excelente e barato. Sempre chama algum beta e/ou amiga para atravessar o centro do rio atrás de algum podrão de marca famosa tipo McDonald’s, bob's e etc.

      A gente só atura a dondoca por conta da amizade com esse amigo, senão, seria muito bom dia.

      Abraços e volte sempre!

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  2. Conheço e já fui algumas vezes no outback.
    O único pedido que vale a pena é o Junior Ribs for Two com jacked potatoes como acompanhamento.
    E estou falando de custo benefício. Não que seja alguma maravilha gastronômica. Existem ribs bem melhores em restaurantes menos badalados.

    Nas oportunidades que fui pedia as ribs e refil de refrigerante.

    O prejuízo era bem menor.

    Abraço!
    Mais nada serve.

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    1. Engraçado que falei sobre essa experiência com os "ricos" do trabalho, todo mundo elogiando.

      Se fosse tão bom, onde moro não viveria vazio sem fila, olha que tenho acesso a um monte.

      Abraços e volte sempre!

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  3. Bem vindo de volta!
    História interessante. A primeira vez que fui ao outback foi lá para 2006 ou 2007, se não me engano, e na época era muito bom. Fui algumas outras vezes depois disso e na última vez me deu a impressão de que hoje em dia eles só sabem aumentar o preço e diminuir o tamanho das porções. As costelas, que são um dos carros-chefe do restaurante, são muito mais osso e gordura do que carne. Os peixes já não valem a pena, o preço é alto demais e vem vem pouco no prato. O que TALVEZ ainda valha a pena são os hambúrgueres, mas depende de cada um.
    Outback hoje em dia é mais a "experiência" de reunir amigos e ficar lá naquele ambiente conversando.

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    Respostas
    1. Essa de aumentar preço e diminuir as poções está acontecendo em todo lugar, a impressão de dinheiro do governo somado com a ditadura do lockdown está fazendo tudo faltar e por consequência o preço aumentar.

      Prefiro reunir os amigos em algum pé sujo, se o objetivo é ter a experiência do local e não curtir as amizades, é porque suas amizades não são tão boas assim.

      Abraços e volte sempre!

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  4. Sou de cidadezinha do interior e quando ia para a cidade grande em reuniões da empresa acaba saindo com o pessoal e achava engraçado que o fisurado por redes modinhas devia ser eu que estava vindo do interior e não a galera da capital.

    É rídiculo o endeusamento de redes de fast foods gourmet. O preço é absurdo e a qualidade é duvidável.

    Me lembro de ter ido com o pessoal em um bar famosinho da capital, chegando lá fomos recebidos por uma atendente que fez a mesma coisa que você relatou no post, essa tinha até um ponto eletrônico. Eu como bom "Jacu" do interior ao ver tudo aquilo me senti 'especial' e imaginei que isso acabar custar caro. O local era bem mediano, música ao vivo de qualidade questionável. Pedi um drink que era ruim pra caralho, custou R$ 40 reais na época + taxa do show e tinha uns 250ml na melhor das hipóteses. Eu podia ter ido comer em um carrinho de Dogão que vi no caminho, aposto que teria gastado uns R$ 20 reais e teria saído mais feliz e com mais dinheiro no bolso.

    Abraços,
    Pi

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    Respostas
    1. É brabo PI. Pior é que você nem pode negar esse tipo de reunião para não sair como o estranho do grupo. O jeito é fingir que não está se sentido bem. hahahaha

      Abraços e volte sempre!

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