Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Você não precisa gastar fortunas para aprender novas línguas.

Existem várias coisas que os brasileiros insistem em errar, uma delas é a escolha de um curso apenas pelo status que ele pode trazer.  Não é porque uma instituição tem nome que o ensino dela será bom. Assim como seu preço não define qualidade. Cada pessoa tem uma forma de aprendizado diferente. No aprendizado da língua inglesa, já passei por mais variados cursos. Desde o eterno aprendizado do verbo To be das escolas públicas a cursos que utilizam materiais criados pela universidade de Cambridge.
A verdade é que o aprendizado de uma nova língua só depende da sua força de vontade. Material você encontra aos montes na internet. Você pode aprender com jogos e filmes, mas para isso você deve sair da sua zona de conforto e não utilizar nem legendas em português.
Não entendeu uma expressão? Utilize um dicionário para consulta.

Cursos “grátis”, principalmente oferecidos pelo MEC é a mais pura perda de tempo. Só é criado legitimar os gastos feitos com nosso dinheiro extorquido.  Depois de 2 anos descobri que não dão certificado que o curso oferecido pelo CAPES é direcionado apenas para a realização das provas Toefl, Ielts e CPE. O ensino é péssimo e não ajuda em nada no desenvolvimento pessoal.
Detalhe essas provas são pagas em dólares e devido à cotação, atualmente a mais barata passa de R$ 550,00.

Se você quer aprender de verdade, não tem condições/pretensões de fazer uma faculdade no exterior e não quer torrar grana, utilize o Duolingo.
Ele tem para celulares Android, iOS e dá para usar no computador.
Para testar não precisa nem se cadastrar e caso queira continuar só precisará de uma conta no Facebook ou Google para salvar seu  desenvolvimento.
Além de ser oferecido o curso de inglês para os falantes de português, há também os cursos de espanhol (inútil), francês, alemão e italiano e existem outras línguas sendo implementadas com a colaboração dos usuários.
O melhor de tudo que o custo é próximo de zero!

Se é de graça como eles ganham dinheiro?
Com a certificação de proficiência em inglês que custa apenas $ 20,00. A realização do exame é tão escrota quanto o do Toefl e já tem várias empresas e universidades que o reconhece.
Eles também vendem serviços de traduções.

Vantagens.
Plano de estudos. O ritmo é você é quem faz!  Essa é a grande sacada deles.
Eu utilizava a seguinte estratégia. Reforçava as unidades anteriores e completava uma bolinha por dia. Fazendo isso e utilizando os atalhos eu terminei todo o curso em apenas 2 semanas.

Vale mais do que dinheiro!

Não tem tempo ou paciência para fazer cada unidade separada? Pegue um atalho!
O feedback é instantâneo, te diz na hora o que você errou.
É possível tirar dúvidas de cada questão com outros usuários.
Mostra outras possíveis respostas.
Além das unidades você pode se aventurar na tradução de textos. Tem para todos os gostos e dificuldades. Assim como outros usuários que podem avaliar sua tradução, você também pode avaliar a contribuição de outros usuários.

Textos do mundo real utilizados nas mais variadas áreas do conhecimento

Você fica sabendo instantaneamente a sua proficiência do conhecimento de inglês.
Descobre que seus amigos também estão fazendo inglês ou outras línguas e qual seus desenvolvimentos e engajamento diários.

Mantenha-se motivado(a)

Não é preciso ser exato com acentuações e pontuações, só nisso já economiza bastante tempo.
Dá para por seu conhecimento de línguas no currículo do LinkedIn.
Não é só texto, você também testa sua fala.
Tem um bate-papo descontraído.
Um microfone simples é mais do que o suficiente.  Eu uso um de R$ 8,00 barato e eficaz.hahaha

Coloquei uma fita envolta da cabeça do microfone para isolar possíveis ruídos externos.

Desvantagens
Ver todo dia as unidades diminuindo sua experiência dá desanimo.
A voz robótica utilizada faz você se confundir várias vezes, utilize fones de ouvido ou coloque o volume do computador ou celular bem alto.
A moeda (ligots) não tem muita utilidade depois que você compra todos os extras.
No computador o site se embanana com o Firefox, eu recomendo utilizar o Chrome, pois não utiliza o plugin do flash (inseguro e trava toda hora) e o reconhecimento de fala é muito mais preciso.

No Chrome a avaliação é rápida e precisa

Tem algumas expressões das unidades extras que não existem traduções equivalentes. Não dá para saber que você usa uma tradução literal ou uma expressão comparável. Neste caso a discurso entre os usuários são mais construtivas.


A melhor coisa do curso

Ahh que satisfação que dá ver meu conhecimento crescendo.

O aprendizado de uma nova língua não deve ser visto apenas como necessidade profissional, mas como um ato de desenvolvimento pessoal. O povo brasileiro odeia conhecimento, expertise é sinônimo de malandragem, porque eu devo continuar aceitando isso? Por que não vou procurar um país com qualidade de vida melhor? Quantas vezes você deixou um conhecimento de lado só por está escrita em outra língua? Provavelmente várias né?

Até mais pessoal.

3 comentários:

  1. Valeu pela dica, baixei e estou gostando.

    ResponderExcluir
  2. Pobre, tava vendo no google que espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, logo atrás do mandarim e que também é a segunda mais requisitada pelas empresas brasileiras, logo atrás do inglês. Pode explicar um pouco melhor do por que ser ruim aprender ela? É pelo mesmo motivo de saturação da adm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Qualquer brasileiro pode enrolar no espanhol. E os imigrantes bolivianos, colombianos e venezuelanos? Tem aos montes!

      Já inglês é a língua falada no mundo, mesmo assim vejo pessoas em cargo de liderança que não arranham o verbo To be. O nível Brasil é muito baixo, qualquer coisa já te torna mais competente que a grande maioria dos brasileiros.

      Até se você tiver a conta no positivo já está melhor que 90% dos bostileiros.

      Abraços!

      Excluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!