Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

domingo, 8 de novembro de 2015

Porque fiz Administração e me arrependi - Parte 1

Logo que completei o segundo grau, estava ansioso para conseguir um emprego e dinheiro, mas menor aprendiz só funcionava no nome e o trabalho para homens só era permitido após ter a carteira de reservista. Demorei em perceber isso, visto a dificuldade que enfrentei para conseguir qualquer tipo de emprego. Enquanto isso acontecia eu procurava uma forma de ingressar nas melhores faculdades.

Como todo filho de pobre sem estudos, achava que ter um diploma iria mudar minha vida. Já que isto era "comprovado  pelos relatos" dos primos que estavam melhorando de vida após a faculdade. Na época o Enem não servia para nada, era apenas uma prova (de graça para estudantes do ensino publico do último ano do 2º grau) que media o conhecimento dos alunos. Cada universidade tinha seus vestibulares próprios com suas respectivas taxas absurdas até para um cidadãos de classe média.

Minha mãe começou a procurar pré-vestibulares populares para me inscrever, encontro um, pago uma pequena taxa e começo, lá eu descubro coisas que era eu ter aprendido durante o tempo que passei trancado em sala de aula (11 anos de ensino público). Era um absurdo, português, física, química e matemática, eram outros mundos. A única coisa que me deixava puto, e ainda me deixa até hoje, apesar de atualmente suportar, era a burrice dos meus colegas se sala. Eles empacavam até regra de três! Durante o curso eu via uma coleguinha dizendo que iria fazer Adm. E mesmo sendo burro já tinha o preconceito de que era um curso de quem não sabia o que queria fazer.

Tempo dos vestibulares chegando, começo a me inscrever e pagar suas malditas taxas, meu objetivo era ser engenheiro da computação, sempre fui mais chegado a máquinas do que pessoas e caso não tivesse vagas iria para área elétrica ou mecânica. Antes da popularização da engenharia você fazia os quatro primeiros períodos iguais e depois ia para sua ênfase. Consegui a isenção de alguns  vestibulares por declarar pobreza e ainda tive que pagar outros dois, foi mais de R$ 200,00 só nessas duas provas. Tomei pau em tudo, física, química, não passava de 1 e matemática 3. Não tinha nota suficiente nem para rechamada. Deixei a ideia de lado e voltei na procura de um emprego.

Chega a idade de servir, já sabia que o exército era um atraso de vida para um típico pobretão como eu, não quis servir, mas o meus amigos que serviram jogaram seis meses de suas vidas fora, sendo estátua, faxinando e comendo pão que o diabo amassou. Consegui minha reservista e a única coisa que apareceu foi extra natal, era salário mínimo, mas a necessidade falava mais alto. No primeiro dia, já voltei arrebentado e não querendo voltar, aguentei alguns meses até ver a sacanagem que estavam fazendo comigo.

~2010
Finalzinho do segundo mandato do Lularápio, não é possível que o povo seja tão cego a ponto de reelegê-lo, estou cansado de trabalhar muito e ganhar pouco. Desde que comecei a trabalhar só tinha conseguido empregos em shopping ralando de segunda a segunda. Em menos de dois anos já tinha passado por 3 empresas, em todas elas eu pedia demissão ou não queria continuar após o período de extra, não nasci para trabalhar para os outros, ainda mais para colegas de trabalho preguiçosos.

Minha namorada da época, tinha perdido o emprego, estava parada, começou um técnico em administração e antes de terminar já estava sendo contratada para ganhar o dobro do que eu, comparado a todos os trabalho lixos que já tinha conseguido.
Até hoje ela está nesse emprego, está abrindo um negócio é já juntou 10x o valor do meu patrimônio. :'(

Joga na cara mesmo!

Movido pelo desespero, procurei também o curso técnico, como na minha vida nada é fácil, o valor da mensalidade estava um absurdo! 2x maior do que ela tinha pagado. Fiquei desesperado, estava desempregado e não queria voltar a trabalhar em shopping, só com essa frescura eu já tinha passado nove meses desempregado antes de conseguir outra coisa em shopping (again), bateu então a genialidade do boçal brasileiro, se para técnico estão pagando X então para quem é formado deve está pagando 2X.

Eu torço por você Pobre Sofredor!

Estávamos na metade do primeiro semestre, eu não queria ter que esperar até o Enem (E ter que pagá-lo, pois virou algo útil) para então começar só no outro ano. Perder mais um ano de vida não era meu objetivo. Então pesquisei os valores das mensalidades que eu poderia pagar com o que eu tinha poupado até o momento. Pegar empréstimo não é para mim, os juros do Fies me deixava assustado, apesar de pobre e burro sempre preferi pagar a vista, vi que na mais barata, sem nome nenhum eu pagava o semestre inteiro mesmo desempregado, pensei, depois eu arranjo um emprego ou estágio dá tempo o suficiente pra isso, se não der tranco, estarei cursando ensino superior isso vai dar uma valorizada no meu currículo.

Continuei minha pesquisa, achei uma com no nota no Enade 4/5 (grandes merda), seu nome lembra uma estadual e preço não era tão caro, me inscrevi no vestibular para iniciar no próximo semestre. Não sabia quase nada da prova e mesmo assim passei. Pelo menos ela não tem a fama que tinha a Estácio, univerCidade e que a Anhanguera tem hoje.
Diziam que se você perdesse seus documentos na frente delas, logo depois te ligavam falando que você passou no vestibular, já estava matriculado(a) e ainda por cima ganhou uma bolsa de 30% de desconto no primeiro semestre.

A administração deles era tão boa que conseguiram falir duas de uma vez.

Enfim, me inscrevi no turno da manhã, pois era mais barato, se precisasse mudar para noite por causa do trabalho eu faria, meu contrato já estava fechado. Mesmo depois de ter passado para a turma noturna, o valor da minha mensalidade ainda era mais baixa do que a mensalidade dos coleguinhas cotistas ou pobretões vindos do ENEM.

Na próxima postagem eu irei contar como eram as matérias, a doutrinação ideológica, como eu percebi que era furada na ainda metade do curso e fui burro de continuar, como os colegas de turma se comportavam e o que ganhei fazendo esse curso medíocre.

Até a próxima!

Para ler o próximo capitulo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!