Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Como utilizar as redes sociais para algo útil

Ter a sua vida exposta no mundo digital virou algo obrigatório, mesmo que você fique cansado de toda a podridão da sociedade, tentar se isolar do mundo, viver do que a natureza te dá acabando por virar um ermitão, virá algum ser sem noção para tirar sua foto e expor na internet.

John Doe, não entendendo porque você está mostrando sua carteira porta cheques

Os celulares mais simples, apenas para conversação, praticamente não existem mais, apesar do custo do aparelho ser baixo, o valor da ligação tradicional não compensa a aquisição, já que utilizar serviços de texto e voz sobre a internet tornaram-se infinitamente mais baratos e populares, o que impôs até ao ser menos tecnológico, possuir um smartphone.

Uma coisa é certa na internet, ninguém é anônimo e a partir do momento que você se conecta a web, as informações de identificação da sua maquina (localização, navegador, aparelho) já estão sendo passadas do seu provedor de acesso para os sites que você clicar.

Antigamente, para um criador de sites obter as estatísticas da quantidade de acessos, tempo de navegação, cliques e etc. precisava utilizar de vários serviços para tal. Quem é mais antigo vai acabar lembrando-se que existiam sites com vários contadores e todos eles com números diferentes, cada um dava um resultado diferente porque a internet era lenta e nem sempre carregava toda a página, além disso, cada um usava um método de métrica diferente.

Com a Ascensão do Google e seus produtos, tornou-se obrigatório existir algo que medisse o desempenho na ferramenta de busca e o comportamento dos usuários trazidos por ele. Com o aumento das visitas trazidas pelo mesmo, publicidade na web e da receita dos anúncios fornecidos pelo AdSense, os webmasters perceberam que não precisariam mais de vários fornecedores de estatísticas, já que o Google Analytics, trazia toda a informação necessária direta do maior buscador e mais precisa que seus concorrentes. Com isso praticamente qualquer site (não todos) que você entre, vai deixar um rastro em um arquivo para o Google saber por onde você esteve e o que andou clicando.

Vou dominar o mundo muahahaha!!!

A internet foi criada para que o pensamento flua livremente, é inerente do ser humano procurar pessoas com interesses parecidos para que possa compartilhar dos mesmos pensamentos. Para isso nos primórdios da internet foram criados sistemas de interligação como o BBS, IRC, depois vieram ICQ, MSN e etc. mas não tínhamos ainda algo que juntasse em um único lugar de fácil acesso até para os não nerds,  a criação de fóruns, compartilhamentos de arquivos, histórias, fotos eventos e outras informações.

Então surgiram as redes sociais, a que ficou mais conhecida e utilizada por um bom tempo no bananal foi o Orkut, a sua característica mais marcante eram as comunidades, cada uma com sua identidade diferente. Era uma vitória para os narcisistas terem mais de um perfil, pois o sistema só comportava no máximo 999 “amigos”, para uma pessoa comum ficou muito mais fácil ficar "famosa".

O erro mais comum na internet (e na vida) é pensar em fazer algo sem visar o lucro. Lucro é recompensa e não fazer algo que te gratifique, será cada vez mais difícil manter em funcionamento. O erro do Orkut foi este, não ter a finalidade explicitamente lucrativa.

O Orkut não era utilizado em massa para propaganda e venda de serviços e produtos. Somente era tratado como ferramenta de trabalho, quem o usava para promoção de eventos e seleção de candidatos pelas comunidades acessadas.

Imagina ser julgado(a) por ter medo do palito roliço da Gina?

Logo surgiram outras redes sociais e que passado o ar de novidade, logo eram abandonadas. Até o Facebook demorou em ter aceitação mundial, já que era uma rede social de uso geral, mas com recursos limitados e copiados de todas as outras existentes. O diferencial dele era a linha do tempo (atualmente outras redes tem uma linha de tempo muito melhor), trazendo ao seu usuário informações das atividades dos amigos logo na primeira tela (antes você tinha que acessar o perfil de alguém para saber das novidades), envolvendo-o em uma bolha somente de assuntos agradáveis, sejam elas noticias, eventos ou fotos fornecidos através do botão Curtir, aquelas noticiais gerais ou contrárias ao seu gosto nunca apareceriam.

Adicionar conteúdo a rede também se tornou mais fácil, pois nas outras, você tinha que copiar o endereço do que você queria compartilhar e colar na rede social, com ele foi diferente já que o os donos dos sites procurando mais visitas, começaram a fornecer o botão para compartilhamento rápido, com apenas um clique já dizia aos seus amigos que gostou de tal noticia e gostariam que outros vissem também.

O Google tentando criar uma rede social rentável, por anos ignorou o potencial do Orkut, pode ter sido por vaidade ou cabeça dura mesmo, o que é muito engraçado vindo de uma empresa que diz incentivar a criatividade dos funcionários, enfim, deixou o Orkut as traças, com problemas de segurança, servidores irresponsivos e criação de perfis falsos, focou na criação de bizarrices como o google buzz e o google wave, que ninguém entendeu qual era o propósito, qual sua utilidade e o principal, como usar! Ninguém entendia como funcionava! Como iria ter usuários naquilo!

Quanta informação! Por onde eu começo?!
Qual a utilidade de um Twitter dentro do Gmail?




Com a demora em ver o potencial financeiro do Orkut para transforma-lo em algo rentável, a percepção da burrada  que o Google cometeu só se tornou aparente quando eles sentiram seus usuários migrando para outras plataformas, assim resolveu potencializar e atualizar a rede, eliminando os problemas de conexão com o servidor, deixou mais seguro, trouxe bate-papo em tempo real, adicionou uma linha do tempo confusa e o botão de compartilhar no Orkut.

Você se lembra deste botão? Pois é...

O desespero era tão evidente que as poucas pessoas que ainda o utilizavam deixaram de acessar, pois a identidade da rede social, que era definida pelas comunidades, deixou de ter destaque e receber conteúdo. As pessoas foram embora e o seu único propósito antes da desativação, eram as divulgações de eventos do YouTube.

Hoje tentam empurrar outro site (Google Plus) sem nenhuma relevância que só tem usuários (inativos no propósito principal) porque os donos de celulares Android são obrigados a criar uma conta.

Com o aumento de pessoas acessado a internet e generalização das redes sociais, a criação de perfis para a procura de amigos, parentes, relacionamentos amorosos e até empregos tornou-se algo quase que obrigatório. Programadores começaram a utilizar os bancos dados destas ferramentas, pois não seria mais preciso preencher todo um cadastro no seu site, pois somente com um clique,  há a disponibilidade todas as informações necessárias, aumentando a velocidade e a facilidade no acesso e consequentemente a rentabilidade dos envolvidos.

-Mas eu não tenho nenhum perfil em rede social e sempre procurei ficar longe delas, acho uma falta de tempo e uma inutilidade e pode trazer problemas para minha vida pessoal.

Sim, você está parcialmente certo(a), o que os olhos não veem o coração não sente. Quantas vezes você já deixou de fazer algo por não ter um perfil? Provavelmente algumas né? O que não está às claras é que mesmo que você não tenha um perfil, essas redes criam um para você temporariamente sem o seu consentimento. 

–Como assim? Não entendi.

Sim amigo(a), é isto mesmo! Toda vez que você acessa um site, um arquivo de texto chamado cookie, fica gravado em sua maquina com as informações do que você andou acessando, clicando, qual o tipo do aparelho qual você está usando no acesso, navegador e etc.

Antes dos webmasters observarem o potencial das redes sociais, a maior parte utilizavam somente o Google Analytics para obter estas informações e retornar propagandas de acordo com seu hábito de acesso.

Porém atualmente, quase todos os sites carregam estes botões (observe) para as pessoas compartilharem o site e consequentemente o mesmo ter mais acesso. O que ninguém percebe é que você está sendo rastreado(a) e o tempo todo, mesmo que você não tenha um perfil, será criado um com seus hábitos de navegação somente com a desculpa de te retornar apenas propagandas de seu interesse nos sites que você tem o habito de acessar.

Eu sei o que você está fazendo e o que pretende fazer.

E agora que a falta de privacidade chega ao nível de sistema operacional, quem usa celular Windows ou a versão 10 no PC, tem seus dados enviados 24hs por dia para os servidores da Microsoft. Quem utiliza celulares com o sistema  Android, mesmo que você tente usar apenas para falar, será obrigado(a) a criar uma conta do Gmail ou utilizar uma já existente sempre com a intenção de manter seus dados seguros. Quem usa iPhone fica obrigado(a) a ter uma conta no iCloud por questões de segurança e poder utilizar as funcionalidades mágicas do iPhone.

Enfim, não tem para onde correr, mesmo que você utilize criptografia com servidores VPN, redes TOR, seu provedor vai saber que foi você que se conectou a eles.

Extensões para os navegadores que bloqueiam propagandas e sites que te rastreiam, vendem suas informações para os mesmos sites, tornando seu trabalho em vão.
Então o que podemos fazer?

Vamos utilizar as redes sociais para algo útil!



Abaixo estão escritas algumas formas de aproveitar esse vazamento de informações para algo útil como por exemplo:

1º Propaganda Gratuita – Se você tem um produto ou serviço e gostaria que mais pessoas o conhecessem, mas acha que propaganda é cara? Seu pensamento está completamente equivocado.
É difícil pensar em propaganda grátis em qualquer lugar do mundo, mas eliminando o fator tempo, é possível sim ter propaganda gratuita usando redes sociais como o Facebook , Twitter e Instagram.

O Twitter por ter um aspecto de megafone virtual, não se preocupa como suas contas são criadas. Só é preciso um email (se for usuário do Android, pode usar mesmo que criou para usar o celular) para receber a verificação da criação da conta e pronto. Tudo que você postar lá, ficará para qualquer pessoa no mundo ver, sem ao menos ter uma conta no mesmo.

No Facebook, já se torna um pouco complicado, pois sua política contra contas falsas são rígidas. Infelizmente iremos precisar de uma conta dele para divulgação no Instagram.
Primeiro é preciso que você tenha um email (pode usar o mesmo que usou para o Twitter) ou um número de celular para criar a conta.

Criada a conta, procure adicionar o máximo de pessoas possível, pode ser seus conhecidos ou não (incrível como as pessoas aceitam o convite de desconhecidos) desde que adicione somente pessoas do circulo de amizade em comum, locais anteriormente frequentados como empregos, escola, entre outros, senão o Facebook elimina sua conta e não te permite fazer outro com o mesmo email.

Já o Instagram só permite a criação da conta por um smartphone.
Baixe o aplicativo, entre com seu login do Facebook , também vai te pedir um email para verificação, aconselho usar o mesmo.
Deixe as contas vinculadas, será de muita utilidade, pois tudo o que você postar no Instagram, o Facebook irá fazer uma cópia.

Com as contas criadas, faça um banner quadrado para seu produto ou serviço, deverá ser quadrado porque na web não haverá distorções e tem uma melhor visualização nos celulares. Dentro da imagem, coloque letras grandes e um texto sucinto e chamativo, lembre-se que terão pessoas que irão ver no celular.

No Facebook comesse com um texto parecido com esse:
Produto/Serviço exclusivo revolucionário!
Siga-me no Twitter para novidades-> Link do Twitter com o seu usuário
Siga no Instagram para conhecer mais-> Link do seu perfil do Instagram
Mais notícias no Facebook-> Link do seu perfil no Facebook.
Para os links use um encurtador, tipo o bit.ly ou ow.ly links curtos serão necessários futuramente.
Daí logo abaixo se quiser coloque seus contatos, como telefone emails e etc, como não existe limite de caracteres, crie um texto chamativo para seu produto ou serviço, se não for algo técnico, aconselho usar adjetivos que remetam aos sentimentos. Os vendedores vendem sonhos, não produtos ou serviços.

Feito isto, faça a postagem do banner mais o texto com os links em modo público, isto fará que mesmo quem não tenha um perfil no Facebook possa encontrar e ver o sua publicação.
Post feito comece a comentar o nome de seus amigos na postagem, para que eles recebam diretamente uma notificação sobre o que você acabou de colocar. Você será o chato mas funcionará

Sempre que fizer uma nova postagem, faça a mesma coisa. Banner com letras grandes chamativas, links dos perfis, um bom texto e depois marcar os amigos comentando os nomes dos amigos.

O Twitter só permite apenas 144 caracteres, então o utilizaremos apenas para chamar acessos às outras páginas. Use encurtadores de links para diminuir a quantidade de caracteres ou se já tiver feito para o Facebook copie os que você já fez, pode ser algo como:
Nome e alguma coisa sobre o produto/serviço exclusivo revolucionário
Mais informações no Facebook-> Link do seu perfil no Facebook
Siga-me no Instagram para novidades-> Link do usuário do Instagram
Me siga no Twitter-> Link do usuário do Twitter

Poste junto com o banner.

No Instagram faremos o mesmo procedimento do Twitter, a vantagem dele é que a foto será copiada automaticamente no Facebook. Lá é só marcar seus amigos para trazer mais seguidores para seu perfil.

Ainda temos algumas ferramentas externas para aumentar a difusão de seus posts.
Para conseguir aumentar a quantidade de seguidores, amigos, curtidas e compartilhamentos, existem sites que cobram por isso, mas como estamos procurando fazer de graça, utilizaremos em especial um que facilita o serviço e é mais seguro que os outros, pois não pede sua senha. O AddMeFast.

Clique para fazer o cadastro

Este site funciona da seguinte maneira, você escolhe qual tarefa irá querer fazer, por exemplo: compartilhar uma postagem ou seguir alguém no Twitter.  Um usuário anuncia que para seguir ele te dará 9 pontos, você vai lá, segue a pessoa, o AddMeFast verifica se realmente foi feita a ação e te deposita os pontos.

Exemplo de tarefa

Tendo saldo positivo  de pontos você poderá criar as campanhas para suas postagens e obter mais visualizações.  Aquelas pessoas que você adicionou como amigos e foram marcadas nas suas postagens, irão retornar a ver ela, pois toda vez que alguém curte, sobe na linha do tempo, pois o algoritmo do Facebook entende que é algo de importância e o leva para o topo novamente, acabando por ser visualizado pelos amigos dos seus amigos também, aumentando o alcance do seu anúncio.

Para maximizar a captação de pontos e tornar algo automático sem nenhum custo, tem um segredo, utilize uma extensão chamada iMacros, procure no YouTube como utiliza-la pesquisando por AddMeFast imacros no Firefox.

Não aconselho utilizar a sua conta da propaganda para isso, pois o Facebook irá identificar como comportamento estranho e te excluir por achar que é um fake. As contas do Twitter, Instagram não dão problema e pode-se usar normalmente, para o ganhar pontos com Facebook crie um fake especialmente para isso, pois são as que dão mais pontos em menos tempo.

NUNCA CRIE UMA PÁGINA no Facebook para seu produto/serviço, ao criar uma página para seu produto ou serviço a dispersão da informação caíra drasticamente, porque o Mark Zuckerberg  precisa que as pessoas paguem para mostrar propaganda, foi assim que ele ficou bilionário e irá restringir o máximo possível as visualizações da sua página com o único intuito que você seja forçado a pagar pelas visualizações e curtidas.

2º Conseguir um emprego - Antigamente o convívio social tinha um maior peso na vida de todos a tecnologia foi evoluindo e trazendo para mais perto pessoas com interesses parecidos e afastando aqueles com que conversava apenas por estar no mesmo ambiente.

Com o advento das redes sociais temáticas surgiu uma muito especial para o mundo dos negócios, O LinkedIn, permitindo mundialmente profissionais de todas as áreas se comunicar através da mesma plataforma. Facilitou a procura de novos profissionais pelas empresas e a comunicação de convites em eventos.

Para o usuário comum a sua melhor utilidade é a possibilidade de ter seu currículo lido por qualquer pessoa no mundo.  Por isso capriche, use palavras bonitas e expressões que façam parecer o seu trabalho ou anterior parecer bastante importante. Ele possui índices para te dizer se seu currículo está bom ou não, se possível bote uma foto feita por um profissional, na hora de impressionar um empregador não se deve medir esforços.  Fique atento, pois além das propagandas de cursos, sempre aparece alguma vaga no seu perfil. Se possível vá às palestras grátis apenas para fazer networking.

A indicação de quanta força tem o seu currículo

Seu cadastro só exige um email e pode ser feito também com um perfil do Facebook.

Aliás, no Facebook também existem vários grupos com divulgação de vagas, mas aí vale aquela regra da dissimulação, nunca tenha uma opinião formada só poste opiniões vagas, dê bom dia para todos e curta a página das empresas que você quer participar do processo seletivo, você tem que mostrar o seu interesse por ela de alguma forma né?

3º Hobbies - Do mesmo modo que existem grupos de vagas, também existem grupos temáticos de hobistas, procure algo que gosta, existem de tudo quanto é tipo desde aeromodelismo a Campeonato para descobrir quem chupa por mais tempo uma bela de yogurt sem morder.Vá se divertir fazer novos contatos.

Vamos aliviar o estresse mexendo em uns paus.

4º Namorar - Virou regra todos os aplicativos de namoro utilizar a conta do Facebook (não tem como fugir dele) como login  o que tornou muito mais pratico a arte da "conquista". Reserve uma grana pra sair, marque um encontro, encape a salsicha e vá ser feliz. Aquela foto profissional que você colocou no LinkedIn vai ajudar muito na hora de conseguir uma boa paquera.

Putin arrebatando o coração das novinhas

3 comentários:

  1. Olá Sonhador Pobre, que belo post, eu particularmente sofri um pouco para aceitar que eu deveria ter um perfil em redes sociais, pelo fator segurança, com esse tipo de ferramenta as pessoas, bandidos, conseguem facilmente saber sua rotina, local onde você reside e etc. Acredito que o primordial nas redes sociais é saber a dosagem certa de tudo, exposição e também de tempo gasto nelas, visto que um tempo perdido em coisas que não lhe agregam. No mais um abraço e força na correria dos ratos do milhão!

    ResponderExcluir
  2. Em questões de segurança, vale a regra do bom senso.
    Se eu sei que em certo lugar existem muitos assaltos, por qual razão irei passar naquele lugar?(o ideal seria nem ter essa preocupação, mas o ideal infelizmente nunca será real)

    A segurança tem que vir do próprio ser (pensante ou não)
    Do mesmo jeito que existem pessoas que adoram fazer um check-in nos lugares que vai, com quem está e o que está fazendo para qualquer pessoa no mundo ver.
    Na vida não virtual, existem aquelas pessoas que mal acabou de te conhecer, já te trata como amigo e começa a contar a vida toda.

    Por isso em meu perfil real, nem o local de trabalho tem. Você só coloca que quiser.

    Como tudo na vida, tento manter uma lista do que me é útil ou não e as coloco um grau de importância. Coisas que tenham prioridade tento transformar em hábito, coisas sem importância deixo em algo que lembre depois. Por exemplo, Facebook só entro porque todo dia tem a notificação de alguém fazendo aniversário. Só dou os parabéns curto duas ou três coisas só para manter a política da boa vizinhança e vou embora. Tenho outras coisas pra fazer.

    Nesta correria estou mais para aquele rato que toda hora foge da gaiola e quando é colocado de volta fica roendo as grades. Abraços hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem.

    Gostei de todas as informações, apesar de ainda não querer fazer parte de rede social alguma. Como comentei em outra ocasião, já participei das redes sociais há mais de 10 anos, e, infelizmente, graças aos macacóides bostileiros, eu me retirei das mesmas. Aliás, infelizmente NÃO, felizmente. Percebi com Orkut e Fotolog que essas merdas para nada servem.

    No máximo, no máximo ter um perfil falso no Facebosta, só para ver alguma coisa, mas, acho que nem isso teria, pois não a coisa alguma que me interesse nesse troço. Instagram muito menos, afinal, nem Smartphone tenho... tenho um celular tilojão de quase 15 anos atrás... até o chip dele é daqueles grandões, antigos...

    Quanto à segurança na rede, mantenho meus navegadores todos sem rastreamento de cookies (apesar que, como você disse, ainda sim é possível rastrear... bem deixo desabilitado essa merda por via das dúvidas), não me inscrevo em site algum, faz mais de 10 anos que meu nome ou qualquer apelido se perdeu nos arquivos do Google (somente aparecem ainda algumas citações públicas do meu nome em concursos públicos que, por força de lei, devem constar na rede) e me mantenho o mais antissocial possível. Mas, sempre com aquela estratégia que você comentou: nunca ser polêmico, sempre dar opiniões neutras e/ou "bom dia", "boa tarde" e "boa noite". Somente isso.

    E por fim procuro usar o TOR como navegador... você disse que nem com ele estamos seguros, mas, um vez lendo sobre a Deep Web, li que o protocolo de segurança usado por ele era o que deixava mais seguro para navegar na Web profunda e, mesmo sem nunca ter ido à Deep Web, acabei por começar a usar o TOR.

    Bem, mais um ótimo post.

    Um forte abraço!

    Fernão Capelo Gaivota

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!