Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 3 de outubro de 2015

Porque eu não invisto mais na bolsa de valores

Só preciso de um screenshot para demonstrar o porquê  que não invisto mais na bolsa de valores, mas para aqueles que precisam de explicação, tem uma logo abaixo.


A reportagem pode ser um pouco antiga, mas embasa o que até os mais leigos dizem por aí, "para mexer com a bolsa você tem que ter dinheiro".

Diferente do que dizem alguns gurus, que diz que passou vários anos estudando diversos livros, cursos caríssimos, material estrangeiro e etc. E vair expor por uma pequena quantia em seu ebook maravilhoso, todas as técnicas de como lucrar na bolsa de valores com pouco dinheiro. Te digo o seguinte é Tudo furada!

Esquecem que existem custos para comprar, custos para vender, custos para manter a posse e ainda por cima tem a cobrança de IR sobre seus lucros.

Com a minha ínfima experiência, eu digo ao contrário, Você só faz dinheiro se tiver muito dinheiro.

Estratégias como Buy and Hold, estratégia adotada por Warren Buffett de ir comprando e guardando não funciona no bananal, sabe por quê? Porque neste império de malandros, historicamente há uma instabilidade enorme que nos impede que qualquer tipo de previsão e segurança financeira. Abaixo vão alguns exemplos do porquê passo longe da bolsa de valores.

  • Comprar papéis de estatais petrolíferas, concessionarias de água, luz, e etc.
    Legal, elas pode nunca quebrar (somente uma hipótese, aqui tudo é possível), mas também ela não visa lucros, o seu dever é "servir o povo", ou seja, seus dividendos virão uma mixaria, ela pode ser usada como um artifício para reeleição recebendo subsídios governamentais para abaixar o preço de seus serviços/produtos, maquiando prejuízos e depois que aparece um escândalo de desvio dinheiro, os papéis perdem muito seu valor, MUITO, eu preciso repetir?

  • Comprar papéis de bancos
    É uma boa mas você se esqueceu que não tem muito dinheiro para investir? Os papéis de bancos normalmente são muito caros e comprar fracionado (diferente de um lote de 100, 200 e etc) sua ordem pode demorar uma eternidade e acabar não sendo executada e você perdendo o melhor preço. A linha de tendência dos papéis dos bancos ultimamente está em aclive que só é possível graças a atual parceria corporativista governo/bancos, acabando essa parceira muitos irão quebrar, o mais velhos devem se recordar da quantidade de bancos que quebraram no final dos anos 90, começo dos anos 2000 e as aquisições que ocorreram com aparentemente grandes de bancos como o Unibanco, Real, PanAmericano, BankBoston e recentemente o HSBC. Os dividendos e juros normalmente são trimestrais em bancos estatais e mensais em privados. Lembro novamente que você tem pouco dinheiro e só pode comprar alguns papéis, pois eles são caros, será que eles cobrem os custos de suas operações? Será que irá valer a pena? E se começar uma nova quebradeira, será que eles estarão imunes?
  • Comprar papéis usando uma análise fundamentalista
    Ajuda a você não entrar em uma furada e comprar lixo, o lado negativo é que em nosso mercado, quando acha uma empresa com um bom patrimônio liquido e contas não maquiadas, sua volatilidade é baixa e para comprar no fracionado é uma odisseia e para vender será a mesma coisa. Chega ser até engraçado pessoas como o pequeno investidor, mostrando ótimas oportunidades mas, que não entende o porque do seu preço baixo. Não Será porque é difícil de vender ou comprar? Quem procura ações, precisa de liquidez, qual sentido teria comprar ações para deixar o dinheiro parado? Pra isso existe o tesouro nacional sem risco de perdas (se quiser o governo imprime mais dinheiro para te pagar).
     
  • Comprar ações blue chips
    Isto non ecziste no Huesil, o máximo que você irá encontrar são papéis com alta volatilidade e um alto preço. Para fazer dinheiro, você terá que ter tempo pra ficar com a cara colada no computador, verificar todas as flutuações e se possível, fazer em day trade. Mas quem disse que isso é para o pobre? O pobre brasileiro mal tem tempo pra comer sua marmita com banana no intervalo do trabalho. Imagina ficar parado verificando preços de ações. E se você tiver pouco valor em papéis, só será vantagem para a corretora.

Enfim só quem ganha dinheiro usando a bolsa de valores brasileira com pouca grana, são esses vendedores de e-book, que ainda afirmam que as atualizações são para toda vida, porque quem em sã consciência iria comprar uma porcaria feita para enganar trouxa? Se ele estivesse realmente ganhando dinheiro, nunca que estaria perdendo tempo escrevendo e vendendo ebook, há também os famosos blogueiros de investimentos, filhinhos de papai, vivem dando consultoria e cursos, chamando mais trouxas pro esquema e ganhando rios de dinheiro. Teve prejuízo? Problema seu, você não soube o que fazer, ações são investimentos de risco, se deu mal, não tenho nada a ver com isso.

Como visto na screenshot, na área da leitura recomendada, até os bancos precisam de análises de várias instituições financeiras para ter um norte de algum tipo de previsão, isso em tempos de "marolinha", como o ex-presidente Lula dizia. Quem sou eu para se aventurar em um mar de incertezas, ainda mais com a atual crise governamental, com alto risco de perder o pouco dinheiro que tenho? Por isso para um pobre, bolsa de valores é tão ruim quanto uma loteria. Fuja dela e proteja seu patrimônio!

3 comentários:

  1. PS esse último ano praticamente foi todo de queda. Por isso toda a blogosfera de finanças tem reportado quedas e desempenho inconsistente, mas agora a bolsa está incrivelmente barata, inclusive com muitas empresas boas com valor na bolsa menor que o patrimônio. NMO um risco muito maior não investir agora e perder possibilidades de ganhos de 200, 300% a médio prazo do que botar todo dinheiro para render 15% em tesouro quando a inflação real é maior que isso. (Mas claro temos que botar no mínimo 50% em RF, não estou dizendo pra botar tudo em ações).

    ResponderExcluir
  2. E pior, vicia e afeta muito seu psicológico, não imaginava que ia me arrepender tanto. Todos deveriam ler isso aqui.

    ResponderExcluir
  3. E pior, vicia e afeta muito seu psicológico, não imaginava que ia me arrepender tanto. Todos deveriam ler isso aqui.

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!