Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 10 de outubro de 2015

Dissimulação, uma defesa para o pobre tímido no mundo empresarial

Como é de praxe, sabemos que no mundo corporativo, seja ele o das pequenas empresas ou das grandes multinacionais, sempre existirão atritos. Alguns falastrões organizacionais insistem e dizer que isto é bom para empresa, pois das discussões saem inovações, tudo papo furado. Neste post tratarei como um jovem pobre tímido, deve se comportar no trabalho ou até para entrevistas, seja ela de primeiro emprego ou não. A ferramenta tratada hoje se chama: Dissimulação. Não a incentivo como uma arma de ataque, mas sim de defesa. Só quem a usa em modo de ataque é quem está no topo, tem poder e/ou dinheiro (se você já tem esses bens, já pode parar de ler por aqui).

O ser humano por natureza é egoísta, só parou de ser bárbaro e matar seus semelhantes para sobreviver, pois percebeu que o custo de matar alguém para tomar seus bens é muito mais alto de que formar alianças e/ou realizar trocas. Foi assim que começamos as civilizações, realizando amizades e juntando-se a grupos com pensamentos similares.
O ambiente organizacional não é muito diferente disso, pois estamos sempre fazendo alianças em torno de interesses similares, procurando por crescimento profissional, benefícios e/ou estabilidade. Como qualquer grupo de relações humanas, começam a surgir conflitos de interesses, intrigas e brigas. Tudo porque o interesse final é apenas UM: Fazer dinheiro ou demonstrar que tem (até na sua relação familiar você deve ter alguém assim).
O dono da empresa que te contratou com esse fim, os seus clientes, seus fornecedores, outros funcionários diretos ou indiretamente estão atrás desse mesmo objetivo. Como em qualquer sistema, a parte que mais sofre e a que está na parte de baixo da cadeia. É lá onde você está! um lugar onde não basta ser profissional, tem que demonstrar ser o melhor no que faz sem que  seus colegas queiram te prejudicar e te colocar para fora do grupo por se sentirem ameaçados.

Um dia normal no trabalho

Isto nós leva a pensar, o que devo fazer, porque tem isso tem que ser assim. Sim amigo, a vida é injusta, se você der mole ela te soca no estômago e pisa no pescoço. E não haverá ninguém pra te ajudar, a não ser você mesmo.
Comesse se preparando logo de manhã ou se puder já planeja na noite anterior. Não planeje nada para um prazo muito longo ou muito difícil, a vida do pobre vive dando reviravoltas e provavelmente não conseguirá cumprir seus objetivos e ficará frustrado.
Blinde-se psicologicamente, com a mente sana seu corpo estará sano, crie personagens, alteregos e brinque com eles. Para cara local que frequenta, use um personagem diferente.

Qual personagem serei hoje?

No trabalho bote um pouco de você mesmo, mas crie um personagem para os padrões da empresa que não tenha uma opinião formada, seja uma massa cinza sem vida que concorda de tudo que é escrito na sua missão, visão e valores.
Tem perfis em redes sociais? Não curta nada com opinião formada, compartilhe apenas mensagens positivas, não tenha opinião política, acompanhe o futebol ou reality shows só para ficar dentro das rodas de conversa fiada da empresa.
Se você é umbandista e o dono da empresa é evangélico qual será o problema de você fingir rezar no culto da empresa? Isso irá mudar as suas crenças, não né?
Se fora da empresa sua personalidade é marcada belo bom humor, dentro da empresa você é mais sério. Em casa você só quer dormir e relaxar, mas no trabalho você é pau pra toda obra.

Contudo sua atuação deve ser no mínimo aceitável, para que não gere desconfianças entre seus colegas de trabalho.

Seja um bom ator

Com um tempo, você será capaz de se tornar querido na empresa e sendo extrovertido, sua carreira poderá deslanchar não sendo odiado, mas sim admirado. Se não tem coragem, lembre-se que as maiorias das pessoas que já passou por sua vida, já usaram disso e provavelmente você nem sabia.

Treine, mesmo que seja de frente ao espelho. Quanto mais treinado, mais legitima será a sua atuação e adaptação a situação, com isso  menos desconfiança gerada. Com as mulheres, tenha sua ideologia inclinada para esquerda, teorias econômicas não as deixam excitadas e automaticamente te transforma em um inimigo machista. Sendo o parceirão da turma rapidamente irá se tornar esquecido quando acontecerem os problemas, mesmo que você tenha uma parcela de culpa.

Quando você dominar esta técnica e tiver pensamento rápido nunca mais se sentirá preocupado ou ameaçado, por quem quer que seja, pois não vale a pena ser você mesmo e sofrer por não ser aceito em um meio, a vida é muito curta para ficar batendo de frente, coma pelas beiradas e seja feliz.

Relembrando só seja dissimulado modo de defesa pois o objetivo é ser tratado como querido e não falso.

3 comentários:

  1. Tudo o que você escreveu é absolutamente verdade. Durante anos eu me dei mal por "manter meus princípios" (ou ao menos por fazê-los públicos), quando percebi que o que deveria fazer mesmo era "ir com a manada", ou seja, não ser lá muito destacado, se tiver uma opinião muito polêmica ou contundente não expressá-la, muito menos se não for pedida.

    Não criar inimigo, manter a política da boa vizinhança, se não puder falar algo que agrade, não falar nada. Não acredito praticamente em ninguém, guardo minhas opiniões para mim. Já percebi se você fizer parte de algum grupo exclusivista (tipo uma irmandade, estilo Maçonaria ou Rosa Cruz, ou uma religião, como Espiritismo ou Evangélica), você consegue as coisas mais facilmente, pois, afinal, eles acabam se ajudando e guardando o "mercado" para os seus "irmãos". Não adianta dar faniquito ou espernear, o mundo é assim, foi e sempre o será.

    Quanto às mulheres, não creio que ser "de esquerda" ajude muito. Isso funciona sim para um determinado "nicho" de mulheres, aquelas estudantes universitárias de humanas e/ou feministas/ativistas de alguma causa maluca, desde antirracistas, até pessoas que lutam pelos direitos dos animais. Aí, meu amigo, se você realmente encarnar a agenda esquerdista, conseguirá pegar várias, ainda mais você fumar uma baseado... Mas, num âmbito geral, para pegar mulher, acho que você tem que estar enturmado, sabendo das coisas, ser extrovertido, falastrão e/ou ter algum poder social e/ou financeiro. Quando eu fui "macho alfa" do meu grupo, o que não faltava era pepeca... Mas, atualmente, acho que mulher dá muita, muita dor de cabeça e gasta muito dinheiro... prefiro investir o mesmo e muitas das vezes é mais pragmático, rápido e eficiente sair com profissionais do ramos.

    Bom, acho que é por aí mesmo, depois comento os outros textos.

    Forte abraço!

    Fernão Capelo Gaivota

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Sugiro a leitura do texto "Teoria do Medalhão", de Machado de Assis. O gênio brasileiro já descrevia como se comportar em qualquer situação, justamente utilizando as técnicas que você sugere. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí cara, mas o problema é quando o cara é dissumulado na família e atrapalha seus relacionamentos. Tudo em excesso é prejudicial, mas no mundo corporativo isto é mais do que o necessário, ainda mais no Brasil onde quem é malandro é visto como inteligente, e quem tem opinião e é centrado é otário, infelizmente na banania é assim.

    ResponderExcluir

1. O pensamento é livre, não modero os comentários.
2. Você é o único responsável pelo que digita.
3. Propagandas ou spam serão excluídos sumariamente.

Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!